Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Centro de Interpretação da Serra da Estrela convida-o para um Passeio geobotânico Narciso-do-Mondego


Neste inverno convidam-no a descobrir o narciso-do-Mondego.

No dia 26 de fevereiro percorra o vale do rio Seia e conheça este delicado narciso e seu habitat.

Os narcisos são plantas vistosas, aromáticas e com interesse elevado como ornamentais.

O narciso-do-Mondego, endémico de Portugal, não passou despercebido aos olhos dos primeiros herborizadores. Em 1888, o Prof. Júlio Henriques, eminente botânico da Universidade de Coimbra, descreve-o pela primeira vez para a ciência e, durante muitos anos, só se conhecia em Oliveira do Conde (Carregal do Sal). Presentemente, ocorre desde os concelhos de Santa Comba Dão e Tábua a sudoeste, até Celorico da Beira, a nordeste, ao longo do vale do Mondego e seus tributários.

Preço: 5€

Informações gerais
– Este evento realizar-se-á com um mínimo de 5 e um máximo de 12 participantes que, durante as saídas de campo e anilhagem, serão divididos em dois grupos independentes.
– A atividade realiza-se segundo o plano de contingência para edifício do CISE e segundo o plano de contingência para atividades no exterior (https://bit.ly/3i80WSu) aprovado pelas Autoridades de Saúde, a 26 de maio de 2021.
– Obrigatoriedade de apresentação de Certificado Digital COVID da UE, comprovativo de vacinação que ateste o esquema vacinal completo, há pelo menos 14 dias, com uma vacina contra COVID-19, ou comprovativo de realização laboratorial com resultado negativo ou certificado de recuperação.
– Este plano de contingência poderá sofrer alterações consoante as orientações e normas da DGS, à data da realização desta atividade.
– Durante toda a atividade é obrigatório o uso de máscara, exceto durante as deslocações a pé ao longo dos percursos, desde que seja mantida a distância mínima de segurança, superior a 2 metros.
– Não deverá haver troca de equipamento e outros objetos entre pessoas na atividade.

Refeições
As refeições não estão incluídas no preço da atividade.
Saída de Campo

Os participantes deverão levar o seguinte material:
– Merenda e água
– Chapéu
– Calçado apropriado para caminhada
– Agasalho e/ou impermeável, consoante as condições meteorológicas.

Transporte
Não existe transporte organizado, sendo as deslocações feitas da responsabilidade de cada um dos participantes.
Este programa poderá sofrer alterações, em função das condições meteorológicas.
Para mais informações contacte diretamente o CISE pelo telefone 238 320 300 ou correio eletrónico cise@cise.pt

Curiosidade literária:
“Narciso era um jovem muito belo que se dedicava à caça com um intenso fervor. Um dia, regressando de uma caçada, debruçou-se para saciar a sede nas águas cristalinas de um rio. Na água surgiu uma imagem de tanta beleza que ele jamais a esqueceu. O amor por esse ser misterioso crescia no seu coração e ele mantinha-se debruçado sobre a água. As feras puderam então passear livremente. O caçador, preso de uma fascinação estranha, não conseguia separar-se da imagem que lhe sorria, quando ele sorria, e que o abandonava, quando ele se afastava. O ser tão belo, porém, só surgia na água do rio, ficando, contudo, insensível aos rogos de Narciso que desesperava. Debruçado sobre a água, olhos nos olhos daquela imagem tão querida, Narciso definhou e morreu. Os deuses, conhecedores do seu trágico fim, resolveram transformá-lo na planta que tem o seu nome.” Adaptado de: Narcisos de Portugal – Professor Abílio Fernandes.