Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

UBI e autarquia de Trancoso juntas em prol do património


A Universidade da Beira Interior (UBI) e a Câmara Municipal de Trancoso deram início a uma parceria que vai contribuir para o estudo do património da cidade. O protocolo destina-se à valorização do património de Trancoso, nomeadamente a recuperação do Palácio Ducal que será transformado em Museu da Cidade e auditório municipal.

O protocolo de cooperação assinado entre a UBI e o Município envolve docentes, investigadores e alunos do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA), que terão pela frente o desafio de estudar e promover novos usos de espaços existentes.
A cooperação tem em perspetiva a recuperação do Palácio Ducal, um edifício do século XVIII, situado no interior das muralhas da localidade. O imóvel é considerado um ex-líbris de Trancoso e a intenção da Câmara passa por dar-lhe funções com a dignidade que o edifício exige.
Segundo o presidente da Câmara de Trancoso, Amílcar Salvador, pretende-se “que todo este trabalho com os alunos da UBI, os seus professores e orientadores, culmine depois com a realização de um projeto para o Palácio Ducal, onde nós queremos instalar o Museu da Cidade e um auditório municipal”. A autarquia procura projetar ainda mais a cidade, encontrando na UBI um parceiro privilegiado. Para a UBI, o projeto assume especial importância para a investigação nas áreas da Arquitetura e Engenharia Civil, pelo conjunto de estudos que depois resultarão em projetos de execução, mas acima de tudo dissertações e teses, artigos científicos, comunicações em congressos e investigação aplicada à Arquitetura e Engenharia Civil.