Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

80 Médicos prestaram Juramento de Hipócrates na Covilhã


A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, na Covilhã, acolheu no passado sábado o primeiro Juramento de Hipócrates no Interior do país.

80 jovens médicos realizaram no passado sábado, 24 de novembro, o Juramento de Hipócrates, um compromisso solene que tradicionalmente os jovens médicos assumem no fim da formação e antes de começarem a exercer a profissão. O local escolhido para esta cerimónia foi a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, na Covilhã, representando um exemplo de descentralização que também visa alertar o Governo para as necessidades dos cuidados de saúde no Interior do país.
“Esta cerimónia é também uma mensagem muito importante que queremos passar relativamente à necessidade de descentralizar os cuidados e de os doentes do Interior terem exatamente as mesmas condições de acesso à saúde que há no Litoral ou nas cidades onde há grandes hospitais”, referiu Carlos Cortes, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.
“Com esta cerimónia, a Ordem do Médicos também está a dar um passo, está a dar um exemplo para deixar uma mensagem muito importante na esperança de que o poder político perceba que é preciso olhar para o Interior. Queremos chamar a atenção para os problemas do Interior, dos hospitais do Interior e dos doentes do Interior”, referiu o responsável.
Com este exemplo, também a Secção Regional do Centro espera deixar um alerta para questões como a falta de recursos humanos nos hospitais do Interior, a falta de meios, a necessidade de fixação de mais médicos: “Muitas vezes, o poder político esquece que a Covilhã tem doentes, que a Guarda tem doentes e não faz a aposta que devia ser feita nesses hospitais”, destacou.