Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

O regresso ansiado das marchas populares a Santa Comba Dão


Uma verdadeira multidão recebeu, na noite de 18 de junho, as marchas populares de Santa Comba Dão, que após dois anos de paragem regressaram com energia e alegria renovadas, numa celebração  das tradições, da união da comunidade  e  da autenticidade da nossa gente.

Neste evento com fortes raízes populares não faltaram as tasquinhas com caldo verde, sardinhas, papas e outras iguarias, que reconfortaram  todos aqueles  que celebraram os Santos e as tradições locais. As protagonistas da noite foram, por ordem de atuação, as marchas infantil de Pinheiro de Ázere, de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro, de Óvoa e Vimieiro, São João de Areias, Pinheiro de Ázere (adultos) e Tuna de Santo Estêvão.

A apresentação esteve a cargo de  Martim Coelho, que conduziu o espetáculo, dando a conhecer as diferentes composições, que ajudaram a aquecer uma noite de junho particularmente fria. Em palco, foram alternando os cantores das diferentes marchas participantes, com a participação da Tuna de Santo Estêvão,  e os músicos das três Filarmónicas do concelho: Santa Comba Dão, Pinheiro de Ázere e São João de Areias.

A preceder o espetáculo, o presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia,  saudou os participantes e o público. Dirigiu  uma palavra de agradecimento a todos os envolvidos, deixando uma nota especial de  aos marchantes que fizeram acontecer  este espetáculo,  destacando as dificuldades atuais que existem na reunião de voluntários e participantes.

Salientou ainda que este foi um regresso ansiado, que contou com a organização do Município, com a União de Freguesia (UF) de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro, UF de  Óvoa e Vimieiro, Junta de Freguesia (JF) de Pinheiro de Ázere e JF de São João de Areias e Tuna de Santo Estêvão. Com a coreografia das ensaiadoras  Lúcia Matos e Marisa Cordeiro, a marcha infantil / juvenil de Pinheiro de Ázere” foi a primeira a atuar, enquadrando 45 marchantes. ” “Garraiadas e Touradas”  foi o tema apresentado, retratando “um pouco das tradições dos anos 80, que decorreram nesta freguesia, tendo – à época – Pinheiro de Ázere recebido nomes como os cavaleiros Sónia Matias e Joaquim Bastinhas.

Seguiu-se a atuação da Marcha popular da UF de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro, que teve como tema “Lavadeiras da Ribeira”. Apadrinhada pela estimada centenária e antiga comerciante Cecília Ferreira da Veiga e pelo bairrista e apaixonado pelas marchas populares, Horácio Alves Ferreira,   a marcha reuniu 40 marchantes, ensaiados por David Marcelino Ferreira, que também foi responsável pela cenografia, coreografia e  letra da marcha.

“José Rui Ferrador” foi o tema da composição da Marcha de Óvoa e Vimieiro, numa homenagem sentida ao antigo presidente da Junta de Freguesia, um apaixonado pelas tradições  e marchas populares . Paula Correia e Sílvio Simões foram padrinhos desta marcha, que reuniu 46 marchantes, sendo o ensaiador e coreógrafo Hélder Onofre.

“A Marcha da Vila ” – numa celebração dos 25 anos de elevação a vila –  foi apresentada por São João de Areias, que trouxe 46 marchantes adultos e crianças. Ensaiados por Carla Rodrigues, os marchantes, apadrinhados por Irene Correia e pelo pároco Carlos Rodrigues,  desfilaram e atuaram ao som de um tema de Carlos Miranda, com arranjos musicais de Rafael Campos.

A Marcha de Pinheiro de Ázere reuniu 41 marchantes foliões, que saíram à rua com o tema “Gentes de Pinheiro de Ázere”. Com letra de Maria da Luz Castanheira e música de Ilídio Gomes, esta marcha teve como coreógrafa e ensaiadora Marisa Cordeiro, sendo uma organização de Ana Lúcia Dias, Paulo Matos e Marisa Cordeiro.

“Flores e Alegria” foi o tema da última marcha a atuar – a Tuna de Santo Estevão, que representou dois bairros da cidade: Santo Estêvão e Serrado  Apadrinhada por Rafaela Costa e João Santos, os  marchantes foram ensaiados por Henrique Costa, tendo a marcha letra e arranjo de Joana Branquinho e Inês Lopes.

Depois de Santa Comba Dão, as marchas rumaram  em Óvoa, a 19 de junho, num evento marcado  pela alegria, partilha e pela presença de muito público. No próximo fim-de-semana, as marchas atuam, a 24 e 25 de junho, às 21H00, em São João de Areias (adro da igreja) e Pinheiro de Ázere (Campo de futebol de salão).