Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

A Feira Renascentista Terras d’ Algodres


A Feira Renascentista Terras de Algodres surge sobre uma ideia de valorizar a História Medieval menos conhecida do concelho de Fornos de Algodres e de valorizar uma das mais importantes Freguesias que estiveram na génese deste mesmo concelho, Algodres.

Algodres detém até hoje um rico património Histórico e a própria envolvência da aldeia cativa qualquer um que a visite.

Dessas valências surge a ideia de criar um evento que fosse único em oferta cultural e que complementa-se o calendário de eventos do concelho, criando assim algo único mas também algo que se mantivesse permanente para o calendário de eventos concelhio e na memória das pessoas.

A primeira Feira Renascentista Terras D’Algodres surge assim em maio de 2022 um evento dedicado há história do século XVI, com muita oferta de cultura, estando presente as artes performativas de teatro, música e circense, bem como um mercado com produtos endógenos e de ofícios antigos alguns destes produzidos ao vivo para que as pessoas visualizassem a arte de saber fazer valorizando o nosso património imaterial das tradições do artesanato mais conhecido da região.

A associação de artes de ofícios “Velha Lamparina” torna-se o colaborador mais impetuoso do evento, dando vida e movimento ao largo onde decorrem as festividades com múltiplas performances. Outro dos grandes aliados foi o TAFA um grupo de teatro amador do concelho muito jovem em 2022 que acabou por ser fulcral para o sucesso do evento na envolvência com a Velha Lamparina.

Com os apoios do Município de Fornos de Algodres, da Junta de Freguesia de Algodres e do CLDS 4G Fornos de Algodres, entre outras instituições o evento é um sucesso.

É esse sucesso que leva há segunda edição da Feira Renascentista Terras D’Algodres, com os mesmos protagonistas e com os mesmos apoios e adicionando as Aldeias de Montanha ao projeto devido a Algodres estar inserido na rede, o evento toma proporções inesperadas para uma segunda edição.

Fomos arrojados e fizemos dois dias de festividades e saímos a ganhar com isso, obtivemos o dobro dos comerciantes presentes na Feira, e aumentamos o público em muito.

A recepção do evento perante a população foi magnífica, recebendo visitantes de todas as partes do país e até estrangeiros. Algumas casas de turismo do concelho orientaram os seus hóspedes para o nosso evento o que demonstra que quando se trabalha em equipa tudo resulta.

Pelo segundo ano consecutivo aliamo-nos e recebemos a Confraria da Urtiga como parte integrante no evento onde se transmite que podem existir duas ou mais instituições a colaborar umas com as outras que ninguém sai a perder todos ganham por trabalhar em equipa, demonstramos neste evento que existe sim palco para uma colaboração em rede com as diversas associações e instituições do concelho e fora dele.

Por fim o segredo do evento está nos diversos comerciantes e artesãos que se inscreveram no evento e naqueles que já participam há duas edições são eles que dão vida e divulgam o evento como ninguém. Desde associações, a pequenos comércios, a pequenos e médios artesãos todos eles vieram acrescentar valor ao evento pela transmissão da sua alegria, camaradagem, compreensão e entendimento. A todos eles o meu muito obrigado.

A nossa vontade é de que a Feira Renascentista continue a crescer e continue a ser um sucesso ano após ano, procurando sempre melhorar a forma de receber quem vem para fazer o evento connosco e quem nos visita.

A data do próximo ano está já “reservada”, nos dias 25 e 26 de maio de 2024 a Feira Renascentista Terras de Algodres volta a ganhar vida, e contamos com todos para nos ajudar a que ela seja outra vez uma causadora de momentos incríveis.

Bruno Miguel Martins da Costa Rebelo