
ADF vence Ladoeiro e conquista Taça de Honra (c/vídeo)
A equipa da AD Fundão recebeu hoje, num municipal cheio de público que volta ao pavilhão mais de um ano depois, a equipa do Ladoeiro, em jogo para a Taça de Honra da AFCB. A equipa orientada por Nuno Couto entrou melhor na partida e foi mais forte ao longo da primeira parte, principalmente no capítulo da finalização, aproveitando todas as oportunidades que teve perante Gaza, ao contrário da equipa orientada por Eskerda que foi bem mais perdulária nesse elemento do jogo, não conseguindo resolver, muito devido à boa exibição rubricada por todos os guarda-redes fundanenses (Luan, Couto e Paulo Pereira). Assim, os fundanenses chegaram ao intervalo com uma vantagem de 4-0, com um golo inaugural do sempre impressionante e desequilibrador Mário Freitas, de grande penalidade, e depois com um hat-trick de Felipe Leite, que parece querer manter a veia goleadora da época passada, com uma frieza finalizadora muito interessante. Destaque ainda na primeira parte para Isaías Furtado, pivot possante do Ladoeiro que fez um jogo soberbo de costas para a baliza e sempre a servir com qualidade os seus colegas. Um bom reforço para Eskerda e que mostrou neste jogo que vai ser muito útil.
Na segunda parte, a equipa do Ladoeiro veio diferente e mais dinâmica, com Eskerda a colocar os jogadores em melhor forma no jogo e a conseguir dividir a partida durante praticamente 15 dos 20 minutos do segundo tempo. A equipa do Ladoeiro cresceu em campo, rematou mais, decidiu melhor e esteve bem mais tranquila na posse, um dos principais problemas que tinha tido no primeiro tempo. Nessa fase de crescimento, surgiu outro dos melhores do clube de Idanha-a-Nova, Mimi, a bater um canto direto que traiu o guarda-redes fundanense, fazendo o 4-1. O Ladoeiro continuava melhor, mas algo perdulário a bater à baliza e acabou por sofrer dois golos de rajada, não sabendo reagir ao novo revés, acabando a perder 8-1. Os outros golos fundanenses foram marcados por Kutchy (2), Nem e Rui Moreira. Destaque também para Luan, um guarda-redes ímpar a sair a jogar com a bola controlada e com uma enorme qualidade de pés. Está na jogada de três dos golos fundanenses e foi fundamental para o avolumar da vantagem. Wilson Cabral esteve lesionado e não pode jogar. enquanto que Peléh chegou só ontem e embora estando no banco, não foi opção. Já Thalles e Iury ainda não puderam dar o seu contributo por ser uma prova oficial da AFCB e ainda não terem a certificação, mas estarão prontos a tempo dos jogos oficiais e já podem jogar nos amigáveis de preparação.
A AD Fundão vence assim o troféu de pré-época da AFCB. Ladoeiro e Retaxo ainda se defrontam em Idanha-a-Nova na terça-feira.
Pode assistir aqui ao golo inaugural de Mário Freitas na partida.
Fernando Gil Teixeira