Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Aguiar da Beira candidata-se a Programa de limpeza de terrenos para reduzir risco de incêndio


O Município de Aguiar da Beira apresentou uma candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural com vista à realização de “ações de limpeza seletiva da vegetação espontânea, desbastes, podas e desramações, com vista à prevenção de ocorrência de fogos florestais”.

A candidatura prevê não só a limpeza das faixas de gestão de combustível, como a execução das chamadas redes primárias, secundária e ainda de mosaicos. A área objeto de intervenção encontra-se marcada em carta topográfica. Os proprietários dos terrenos florestais assinalados, ou os seus representantes, “deverão entregar no município, as respetivas autorizações para a realização das intervenções mencionadas, considerando-se essas autorizações dispensadas caso os referidos titulares não se pronunciem”, pode ler-se num edital publicado recentemente.
“Para alcançar este resultado e tratando-se dum território com enorme potencial em termos de valores florestais e com um risco de incêndio elevado e iminente, dum grande número de proprietários que por várias razões não se encontram próximos das áreas florestais, o município de Aguiar da Beira, no âmbito da candidatura tenciona executar as operações técnicas necessárias à intervenção referida até 2020”, salienta a autarquia no mesmo documento.
Numa primeira fase, a candidatura prevê “a desmatação motomanual e mecânica”, depois terá lugar “a desramação em árvores que permaneçam como árvores de futuro e podas de formação das folhosas existentes, se aplicável”. A terceira fase compreende “o desbaste seletivo” de espécies e a quarta e última o “desvio para zona limite de projeto e/ou destroçamento de todos os desperdícios provenientes da desmatação, correção de densidades, desrama e podas de formação”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.