Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Almeida: Marisa Matias – ASTA “tem conseguido criar um modelo de cuidado em que o centro é a dignidade”

No dia 12 de Janeiro a candidatura do Bloco de Esquerda às eleições legislativas deslocou-se à Associação Sócio Terapêutica de Almeida acompanhados da eurodeputada Marisa Matias.

Reuniram com a presidente da associação, assim como com as cuidadoras e cuidadores que lá trabalham, fazendo também uma visita às instalações.

Segundo Marisa Matias a ASTA é “um projeto inovador, com cariz social e ambiental, integrador, inclusivo e que promove um modelo de desenvolvimento que entendemos que é aquele que se deve multiplicar um pouco por todo o país”.

Refere ainda que a associação “tem conseguido desenvolver um modelo de cuidados, onde a dignidade das pessoas que estão a ser cuidadas é central”, um modelo que tem “muito valor e que conseguiu, aliás, promover também de certa forma esta região”.

A candidatura do Bloco de Esquerda ao círculo eleitoral da Guarda assume que a questão dos cuidados é prioritária no seu programa político, apresentando a nível nacional uma proposta para um Serviço Nacional de Cuidados que desenvolva em todo o território uma rede de respostas públicas na área da infância, da velhice, da dependência e da promoção da autonomia, de caráter universal e tendencialmente gratuito.