Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Almeida promove Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural este fim-de-semana


A Câmara Municipal de Almeida promove até domingo, em Vilar Formoso, a 11.ª Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural, para divulgar os recursos cinegéticos e as potencialidades locais. A edição deste ano volta a ser “um atrativo ponto de encontro para os amantes da caça, da pesca, das atividades ao ar livre, da fauna viva, da gastronomia e dos espetáculos”.

Segundo a autarquia presidida por António José Machado, o evento “visa promover os recursos cinegéticos, as potencialidades para a pesca e o património natural do concelho de Almeida, associado à divulgação das diferentes componentes turísticas do território”. “A Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural não é apenas um evento para os amantes do mundo da caça e pesca, é também um compromisso com uma cultura que, dia após dia, conquista seguidores, ao mesmo tempo que expande a dinâmica dos negócios e o desenvolvimento económico”, lê-se numa nota do município de Almeida, situado junto da fronteira com Espanha.

Chocolate é a novidade da edição de 2019
Para além das atividades associadas à temática da caça e da pesca, a edição de 2019 inclui, como novidade, a presença de expositores e a realização de atividades “onde o chocolate será a grande atração”, acrescenta. “Quem visitar esta feira irá embarcar numa descoberta de sabores. Serão experiências que despertarão os sentidos para as sensações ligadas ao mundo do chocolate. A ‘Casa de Hansel e Gretel’, chocolateiro com andas e mascotes de chocolate, vão fazer as delícias de todos os que visitarem a feira”, vaticina a fonte. A organização refere ainda que, à semelhança das edições anteriores, as tasquinhas “voltam a fazer as delícias dos visitantes, com a apresentação de alguns dos melhores pratos confecionados, sobretudo à base de caça e pesca”.

A 11.ª Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural inclui a realização de uma mostra de equipamentos e acessórios de caça e pesca e de produtos locais, a “Expo Floresta”, com matilhas, animais da floresta e da quinta, a “Expo Agropecuária”, com maquinaria e a “Expo Gastronomia”, com tasquinhas, doçaria e chocolate.
Ao longo do fim-de-semana serão realizadas dezenas de atividades, incluindo um colóquio sobre “Mel e Azeite – Produtos endógenos a desenvolver”, montarias ao javali, uma largada de perdizes, uma demonstração de cetraria e outra de pombos de voo livre e de vara, exposições cinegéticas e tiro virtual, entre outras.
Os visitantes podem ainda apreciar várias exposições permanentes dedicadas aos animais da floresta e da quinta, a armas de caça maior e menor, à taxidermia e à tauromaquia.
Segundo a autarquia de Almeida, o certame continua a crescer de ano para ano, “tanto em número de visitantes como na qualidade da sua programação”. No programa de animação, destacam-se espetáculos de Quim Barreiros (sexta-feira), Miguel Gameiro (sábado) e Trovas da Beira (domingo).