Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Andebol de Praia chega pela primeira vez a Proença-a-Nova


Depois de Futebol de Praia, Beach Tennis e Futevólei, é agora o Andebol de Praia a mais recente modalidade a chegar a Proença-a-Nova, com a realização do primeiro torneio de Andebol de Praia que o Interior do país irá receber. A dia 20 de julho o Campo de Jogos de Areia da Praia Fluvial de Aldeia Ruiva recebe seis equipas, que prometem dar muito espetáculo durante todo o dia.

Na conferência de imprensa de antevisão ao torneio, João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, realça o investimento do Município realizado ao longo dos últimos anos: “Estes eventos no nosso campo de areia já vêm sendo uma marca no nosso território e já há interessados em replicar noutros locais. Sentimos que demos o arranque para que outros possam seguir o mesmo caminho da aposta nos desportos de areia. Com a organização destes eventos, queremos que tudo seja potenciado, desde a Praia Fluvial até ao Parque de Campismo.

Presentes na conferência de imprensa estiveram outros três parceiros do Município, que, em conjunto, ajudaram a tornar possível a execução do projeto. Em representação da Associação Desportiva Albicastrense (ADA) esteve Martin Gomes, presidente da associação: “é o primeiro torneio no distrito de Castelo Branco e nunca foi feito algo parecido no Interior do país. Os torneios, por norma, são todos no litoral. Queremos lançar a primeira semente para criar um circuito no Interior e inverter esta tendência”, afirmou Martin, um dos principais potenciadores do andebol no distrito albicastrense.

Parte desta parceria faz também a Associação de Andebol de Castelo Branco, que se fez representar na sessão perante os jornalistas pelo seu presidente, Ildeu Bueno. Na sua intervenção, o responsável frisou que “a ideia de organizar o torneio era antiga, apenas nunca houve a oportunidade de encontrar os parceiros certos”. Quanto ao futuro, Ildeu Bueno aponta com otimismo: “Esta pode ser a porta de abertura para desenvolver, não só o andebol de praia, como também o andebol, no Interior. Esperemos que possa ter sucesso e que seja o primeiro de muitos eventos”. Já Francisco Paula, da Aduane Sports Solutions e responsável da organização do torneio, destaca que “o objetivo é tentar trazer outras modalidades, para que a Aldeia Ruiva fique no mapa como uma zona de desportos de areia, é a isso que nós nos propomos. É também uma forma também de promover turisticamente, ainda mais, esta zona de Proença-a-Nova

Estarão presentes no torneio duas equipas da ADA, com a participação de duas equipas, num misto de jogadores oriundos de Castelo Branco e Covilhã, Núcleo Andebol Entroncamento, Esfera Andebol Masters, Cabo Verde Beach Team e o Grupo Experimental Ponte Sor.