Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Antevisão | Jorge Costa: “A pressão está toda do lado do FC Porto…”


Depois da primeira final four da Allianz Cup de sempre para o Académico, a formação viseense vai voltar a enfrentar o atual campeão nacional em título. Em Leiria, os portistas ganharam por 3-0, mas nem por isso foi um jogo livre de dificuldade para os dragões. A manhã do dia anterior ao reencontro no Fontelo ficou marcada pela conferência de imprensa de antevisão à partida dos “quartos” da Taça de Portugal, protagonizada pelo treinador viseense.

Jorge Costa iniciou o seu discurso com um recado para os seus jogadores. “Espero que tenhamos aprendido com aquilo que menos bom fizemos no jogo da Taça da Liga (…) que possamos honestamente cometer menos erros e que o jogo da Taça da Liga nos tenha servido de lição.”.

Questionado sobre o grau de importância da Taça de Portugal para o clube, Jorge Costa comentou: “Honestamente não temos essas prioridades. Aproveito para dizer que tudo é importante, ou nada é prioritário. Os nossos objetivos são jogar bem, promover jogadores, promover a cidade, portanto vamos jogar na máxima força.”.

Quando confrontado acerca da possível sobrecarga de jogos da sua equipa, o treinador reagiu da seguinte forma: “Estamos aptos para jogar quarta – sábado – quarta – sábado… Este jogo contra o Porto vem numa fase complicada, no meio de Moreirense e Farense, mas tudo bem, é aquilo que eu digo, estamos a caminhar pela estrada que nós próprios construímos, não nos podemos queixar.”.

Jorge Costa referiu ainda que o Académico sabe o que esperar deste FC Porto. “Estamos preparados para todas as formas do Porto jogar. A questão mais complicada, sabendo aquilo que o Porto pode fazer, é termos a capacidade de pará-los e de anulá-los. Seguramente que o Porto também tem algumas preocupações sobre a nossa forma de jogar.”.

Relativamente aos adeptos, o mister deixou a seguinte mensagem: “O que aconteceu na Taça da Liga foi fantástico! Ver tanta gente a festejar, mesmo com o resultado negativo, mostrou o orgulho que neste momento eles sentem na sua equipa (…) o que nos está a acontecer é ótimo para os adeptos e para a cidade.”.

Para rematar, Jorge Costa é claro sobre a sua ambição em ganhar o jogo. “Gostava muito de sair daqui com uma vitória. A pressão está toda do lado do FC Porto. Quero que os meus jogadores aproveitem, joguem bem, e no final do jogo tenham aquela sensação que valeu a pena, que aproveitaram e usufruíram muitos dos 90 minutos que teremos amanhã pela frente. É um jogo em que tudo pode acontecer.”.

O Académico – FC Porto está marcado para amanhã, 8 de fevereiro, no Estádio do Fontelo e será arbitrado por Gustavo Correia, da A.F. Porto. O vencedor deste jogo apura-se para as meias-finais da Prova Rainha onde irá defrontar o vencedor do FC Famalicão – B SAD.

 

Por Bianca Leão