Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Apenas quatro concelhos do distrito dão desconto de 5 por cento no IRS


Aguiar da Beira, Figueira Castelo Rodrigo, Manteigas e Sabugal são os únicos concelhos do distrito da Guarda que optaram por conceder desconto de 5 por cento no IRS.

Apenas os habitantes de Aguiar da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Manteigas e Sabugal vão ter um desconto automático de 5 por cento nos impostos relativos a 2018, isto porque foram só estas as autarquias do distrito da Guarda que optaram por abdicar na totalidade da participação de IRS que recebem anualmente do Estado.
De acordo com a Lei das Finanças Locais, os municípios podem ficar com 5 por cento da coleta líquida dos seus cidadãos, no entanto, as autarquias podem livremente abdicar dessa mesma taxa na totalidade ou em parte, e ainda devolvê-la sob a forma de dedução à coleta.
Os únicos municípios que abdicaram desses 5 por cento na totalidade foram Aguiar da Beira, Figueira Castelo Rodrigo, Manteigas e Sabugal. Ainda no distrito da Guarda, Trancoso optou por abdicar de 2,5 por cento do IRS cobrado na sua área territorial, Almeida e Gouveia vão devolver 2 por cento aos seus munícipes e, por fim, Celorico da Beira optou por abdicar de 1 por cento.
Todos os outros municípios do distrito, ou seja, Fornos de Algodres, Guarda, Mêda, Pinhel, Seia e Vila Nova de Foz Côa não terão direito a nenhuma compensação em sede de IRS.
De acordo com a listagem divulgada pela Autoridade Tributária, este ano são 129 os municípios que vão conceder este benefício, mais 15 do que no ano transato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.