Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Autárquicas 21: CDU recandidata professor aposentado Manuel André à Câmara de Mêda


A CDU recandidata o professor do ensino secundário aposentado Manuel André à presidência da Câmara Municipal de Mêda, no distrito da Guarda, que tem como prioridade a fixação de jovens e a criação de emprego no concelho.

Manuel Pinto André, natural de Poço do Canto, no concelho de Mêda, com 70 anos, licenciado em Matemática, candidata-se pela segunda vez à liderança do município que é presidido desde 2013 pelo socialista Anselmo Sousa.

O candidato, residente em Odivelas, foi cabeça-de-lista pela CDU à presidência da Câmara da Mêda em 2017 e, em 2005, liderou a lista da coligação à Assembleia Municipal.

Manuel André disse hoje à agência Lusa que aceitou o desafio da CDU para encabeçar novamente a candidatura à presidência da autarquia de Mêda por considerar que o município tem sido gerido por PSD, CDS-PP e PS, e “era importante” introduzir no executivo “uma voz diferente, que pusesse o interesse das pessoas à frente de tudo o resto”.

Das várias medidas que defende para o concelho, o cabeça-de-lista da CDU dá prioridade à fixação de jovens e à criação de emprego, com o objetivo de travar a diminuição da população.

Os números preliminares dos Censos 2021 confirmaram que na última década ocorreu no concelho de Mêda “uma redução muito grande da população residente”, o que revela que as pessoas têm abandonado o território “de uma forma bastante significativa”, aponta.

“Desde os anos de 1960, com a emigração para França, que não se tinha verificado uma situação deste tipo. Isso é uma grande preocupação”, disse.

O candidato defende a necessidade de o município “criar condições para que as populações não saiam” e para “captar casais jovens” para o território.

Na opinião de Manuel André, a autarquia deve “criar condições para que os jovens se mantenham no concelho”.

“Tem que haver iniciativas significativas dirigidas aos jovens a nível geral, para que se mantenham, criando condições de emprego, quer apoiando a constituição de famílias, o mesmo acontecendo em relação ao desporto, ao lazer e à cultura”, afirma.

Em relação aos residentes, “uma forma de motivar a sua manutenção, era a isenção do IMI, nomeadamente nas aldeias que estão a ser fortemente afetadas pela saída da população”, sugere.

O candidato da CDU lembrou, ainda, que o concelho “já esteve no roteiro da juventude com o Festival Mêda Mais”, sendo necessário retomar essa iniciativa ou promover outras idênticas.

Na saúde, considera importante criar condições “para que as populações não se sintam abandonadas” e, nas aldeias, “para além de transportes gratuitos para o centro de saúde, o centro de saúde [também devia] deslocar-se às freguesias”.

Dinamizar a atividade económica, com apoios às pequenas empresas e à agricultura, é outra das propostas da candidatura da coligação.

O município de Mêda é presidido pelo socialista Anselmo Sousa desde 2013.

No atual executivo municipal o PS tem dois elementos, tal como o CDS-PP, e o PSD possui um eleito.

Além de Manuel André, concorrem à presidência da autarquia João Mourato (PSD/CDS-PP) e Anselmo Sousa (PS).

As eleições autárquicas estão marcadas para 26 de setembro.