Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Autárquicas 21: Chega candidata assistente operacional António Cardoso em Aguiar da Beira


O assistente operacional António Cardoso, de 41 anos, candidato do Chega à presidência da Câmara de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda, pretende “atrair empresas” para evitar que os jovens abandonem o território.

“É a primeira vez que me meto na política. O motivo que me levou a isso foi que apareceu um partido diferente e capaz de fazer a diferença: o Chega”, referiu hoje o candidato à agência Lusa.

O cabeça-de-lista do Chega à liderança da autarquia de Aguiar da Beira, presidida desde 2013 pelo independente Joaquim Bonifácio, que não se recandidata ao terceiro mandato, acrescentou que tem como objetivo “recuperar o património que tem vindo a ser degradado e vendido pelos anteriores e atuais políticos”.

“As Caldas da Cavaca [complexo termal] virão a ser nossas, de todos aguiarenses”, defende.

A ser eleito presidente da autarquia, António José dos Santos Cardoso, que é funcionário público há 18 anos, como assistente operacional, promete criar espaços verdes para lazer de crianças e idosos, e “acabar com a tendência de por tudo em paralelos ou alcatrão”.

Também quer apostar na segurança rodoviária, alegando que na sede de concelho, junto de escolas e de outros equipamentos, “não existe uma lomba ou sinalização que ponha em segurança quem por ali está ou passa”.

A sinalização de “pontos críticos” onde já ocorreram vários acidentes é outra das preocupações do candidato, que sugere a construção de uma variante de ligação à zona industrial.

No plano económico, o cabeça-de-lista do Chega à liderança do município pretende “dar vida à zona industrial” e “atrair empresas” para os jovens não terem que se deslocar para concelhos e distritos vizinhos ou mesmo para o estrangeiro.

“Mudar o Plano Diretor Municipal (PDM) e até criar regalias para se poder construir no nosso concelho. Aproveitar todas as águas possíveis em freguesias onde a água é de qualidade e por gravidade abastece as povoações, reduzindo um gasto enorme em luz, bombas e mão-de-obra”, são outras propostas do seu programa eleitoral.

Na opinião do candidato, também é necessário que haja mais fiscalização “sobre os que teimam em desviar água sem que seja paga ao município” e criar iniciativas ao comércio da zona histórica e do Largo da Carvalha.

António Cardoso propõe ainda apoio para todos os desportos em geral e a criação de “acessos para todos aqueles que, por algum motivo, são especiais e precisam de acessos especiais a todo o tipo de comércio na vila, incluindo parques para pessoas especiais”, para que Aguiar da Beira seja “no fundo, um concelho diferente, para uma igualdade geral”.

No atual executivo municipal o movimento independente Unidos Pela Nossa Terra (UPNT) tem três elementos e o PSD possui dois eleitos.

Além de António Cardoso, são também conhecidos os candidatos Fernando Andrade (PSD), Virgílio da Cunha (movimento independente Unidos Pela Nossa Terra) e Cristiana Nunes Rodrigues (CDU).

As eleições autárquicas estão marcadas para 26 de setembro.