Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Autárquicas 21: Entrevista a Carlos Moreira, candidato da coligação “Covilhã Tem Força” à freguesia de Unhais da Serra (Covilhã)


Após quatro anos de mandato, retomam agora as eleições para as Autárquicas 2021 e o Mais Beiras Informação decidiu ir ao encontro dos candidatos, colocando-lhes algumas questões, para que possam partilhar a sua visão e planos para o futuro do Município/Freguesia a que se candidatam. Carlos Moreira é o candidato da coligação “Covilhã Tem Força” à freguesia de Unhais da Serra, na Covilhã.

 

Quais os motivos da sua candidatura a estas Autárquicas e quais os pilares da mesma?

O motivo da minha candidatura é o amor que tenho à minha terra. Foi aqui que cresci, casei e fiz toda a minha vida profissional. Gostava de ter em conjunto com a minha grande equipa, a oportunidade de retribuir com dedicação e trabalho em prol da nossa amada terra e colocá-la no lugar que merece por direito. Somos uma equipa mista com muita juventude, experiência e saber. Uma coisa posso garantir, vamos tirar Unhas da Serra do marasmo em que mergulhou e se encontra há quatro anos. Unhais da Serra é um destino turístico com muita procura e tem condições naturais para ser uma potência no panorama regional. Vamos estar no terreno e sensibilizar investidores. O regresso ao futuro começa no dia das eleições em setembro, assim os unhaenses saibam aproveitar essa oportunidade de ouro.

 

O que considera ter de diferente relativamente aos outros candidatos?

Sou uma pessoa sem vício políticos e com provas dadas em Unhais da Serra. Alimento uma vontade férrea em conjunto com a minha equipa independente de mostrar trabalho. Nós somos o futuro de Unhais da Serra.

 

Quais os setores/áreas/investimentos que considera importantes impulsionar ou melhorar a freguesia?

Há vários áreas que tem que ser impulsionadas, nomeadamente o turismo a habitação, Iremos a procura de novos parceiros para investir na nossa Vila. O desporto é o setor que merecerá uma atenção especial da nossa parte. Unhais da Serra ao longo do seu historial sempre teve uma ligação forte ao desporto; através da extinta casa do povo, do sindicato, e principalmente via Futebol Clube Estrela. Atualmente não há qualquer atividade desportiva na Vila, queremos inverter esta tendência. O Associativismo foi completamente abandonado nos últimos quatro anos, pois o orçamento nunca referia ou contemplava qualquer ajuda as associações. No futuro o orçamento tem que contemplar as mesmas segundo o seu plano de atividades.

 

Qual a análise que faz aos últimos quatro anos da freguesia?

Sem querer entrar em grandes criticas ao executivo anterior, pois os Unhaenses encarregar-se de os julgar nas próximas eleições. Mas não posso deixar de referir que nos últimos quatro anos, Unhais da Serra está mergulhado num poço sem fim a vista, se não se proceder a uma mudança, e os fatos estão a vista de todos.

 

Como olhar para os dados dos últimos Censos da freguesia divulgados em julho pelo INE?

Olho para os dados dos censos com muita preocupação, pois a nível de freguesia e concelho são uma autêntica bomba, mas todos estávamos a espera de uma redução populacional, mas não com estes números assustadores. Embora isto seja o reflexo das politicas do governo e dos lideres do Concelho, e que tem que ser alterado nos próximos quatro anos.

 

Falando de uma freguesia localizada num concelho situado no Interior, que políticas acredita serem necessárias implementar pelo Governo para diminuir o despovoamento e a desertificação desta região?

Esta questão está um pouco relacionada com a anterior. Têm que haver apoios e sensibilização para a fixação de empresas, criando assim novos postos de trabalho, incentivos para o cidadão comum mudar de residência. Não podemos continuar a assistir impávidos a desertificação que estamos sofrendo.

 

Fernando Gil Teixeira