
Autárquicas 21: Entrevista a Fernando Rosa, candidato à Câmara Municipal do Fundão, pelo CHEGA
Após quatro anos de mandato, retomam agora as eleições para as Autárquicas 2021 e o Mais Beiras Informação decidiu ir ao encontro dos candidatos, colocando-lhes algumas questões, para que possam partilhar a sua visão e planos para o futuro do Município a que se candidatam. Fernando Rosa é o candidato, pelo CHEGA à Câmara Municipal do Fundão.
Quais os motivos da sua candidatura a estas Autárquicas?
Boas tardes, as razões da minha candidatura são trazer transparência ao concelho do Fundão e mais oportunidades aos nossos jovens para que não tenham que emigrar.
O que considera ter de diferente dos outros candidatos, para se candidatar a este mandato?
Não sou um político profissional, mas um cidadão com vontade de fazer algo pela região onde moro, trazendo mais credibilidade.
Quais os setores que considera importantes impulsionar ou melhorar na região?
Os setores do turismo, cultural e empresarial são essenciais para o desenvolvimento local, juntamente com a nossa agricultura, pois temos produtos regionais excecionais e desenvolver um plano estratégico do desenvolvimento turístico.
Nestes quatro anos que passaram, o que faria de diferente relativamente ao executivo Camarário vigente?
Comunicação e igualdade de oportunidades para os nossos jovens de maneira a que não saiam da região e reinserção profissional para vários habitantes, combatendo o desemprego.
Acredita que os recursos de que dispõe a Câmara são suficientes para fazer face às necessidades dos cidadãos que aqui residem?
Vamos ver os recursos, pois teremos de ter uma auditoria às contas. A partir daí, saberei responder a essa questão.
Sendo um concelho situado no Interior, que políticas acredita serem necessárias implementar pelo Governo para diminuir o despovoamento e desertificação?
É necessário o governo implementar políticas públicas que favoreçam as classes médias no interior, apoios à natalidade e apoio à família.
Que medidas pretende implementar para captar investidores para o concelho?
Eu tenho uma equipa na criação de condições para atrair investimento produtivo, tecnológico e gerador de emprego para o Fundão, para criar uma plataforma logística na zona industrial para responder às necessidades da indústria do fundão, e ainda condições para transformar transportes públicos em relação às necessidades da população e empregadores.
Como acha que deve a Câmara proceder, para procurar fazer face ao desemprego crescente na região?
Quanto ao desemprego, apostar na reconversão profissional aproveitando os locais à procura novas oportunidades, pois o desemprego baixou bastante e temos perdido muita população, apostando na mobilidade.
Que conselho daria a um deslocado em busca de novas oportunidades no Interior?
Que temos um região com qualidade de vida, segurança e que respeitem a cultura local pois estamos numa região bastante acolhedora.
Fernando Gil Teixeira