Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Autárquicas 21: Flávio Massano lidera candidatura independente à Câmara de Manteigas


O gestor de empresas Flávio Massano, de 31 anos, é candidato à presidência da Câmara de Manteigas pelo movimento independente “Manteigas 2030” para “romper com o paradigma da política” em relação ao distanciamento dos munícipes.

Flávio Massano, licenciado em Direito e mestre em Direito Empresarial, disse à agência Lusa que lidera a candidatura independente, em primeiro lugar, pelo “amor a Manteigas e pela frustração de ver que o concelho não está a desenvolver-se ao nível do seu potencial e que a gestão dos seus destinos tem sido de mera gestão corrente, sem qualquer criatividade para resolver aqueles que são os problemas de Manteigas e para acompanhar o desenvolvimento turístico e privado”.

“Por outro lado, a ausência de pessoas jovens e com visão que quisessem assumir esse papel, muitas vezes por receio de represálias, próprias de terras pequenas em que toda a gente se conhece. Eu, felizmente, por não viver em Manteigas e não depender de ninguém, sou completamente livre, pelo que pude assumir este papel sem qualquer tipo de receio”, acrescentou.

O movimento “Manteigas 2030” concorre a todos os órgãos autárquicos e foi criado porque, no entender de Flávio Massano, “a resposta tem de partir de um movimento cívico mais alargado e aglutinador que, nos dias de hoje, não é possível encontrar no seio dos tradicionais partidos políticos”.

A candidatura independente tem como objetivo “romper com o paradigma da política em Manteigas de distanciamento dos munícipes, assumindo uma postura mais aberta, mais colaborativa e mais transparente”, e “tornar Manteigas um concelho inovador, verdadeiramente verde e ecológico e uma referência enquanto destino de desporto de natureza e aventura, de saúde e de bem-estar”.

Melhorar a qualidade de vida de todos os munícipes e atrair e fixar famílias, para o concelho voltar a ultrapassar os 3.000 habitantes, são outros dos propósitos.

O independente Flávio Massano também pretende captar investimento “que crie postos de trabalho, preferencialmente altamente qualificados, e que traga riqueza e poder de compra”.

Se for eleito presidente, o executivo terá uma postura de “procura ativa” por investimento para o concelho “que se traduza em efetiva criação de postos de trabalho” e “liderar, apoiar e incentivar a transição energética”, em linha com o objetivo de “uma Manteigas mais verde”.

“Aproveitar a massificação do teletrabalho que a pandemia trouxe e dotar Manteigas de infraestruturas que permitam receber empresas que aqui queiram abrir escritórios e de incentivos para as atrair”, e reestruturar as ruas principais e proceder à melhoria da mobilidade, são outros dos planos.

O “Manteigas 2030” também defende a criação de um centro de reabilitação de excelência na região da Serra da Estrela, que conjugue piscinas de água quente com equipamentos de ginásio e espaços para fisioterapia e aproveitar o investimento para consolidar a oferta do município na área do desporto de natureza.

O executivo municipal de Manteigas, liderado pelo socialista Esmeraldo Carvalhinho, é composto por dois eleitos do PS, dois do PSD e um independente.

Além de Flávio Massano, concorrem Esmeraldo Carvalhinho (PS), Célia Morais (Nós Cidadãos!), Pedro Soares (PSD) e António Santos (CDU).

As eleições autárquicas estão marcadas para 26 de setembro.