Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Autárquicas 21: Olívia Teixeira (Chega) quer ser “primeira mulher” presidente em Celorico da Beira


A professora Olívia Teixeira, de 61 anos, é a candidata do Chega à liderança da Câmara de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, onde ambiciona ser “a primeira mulher” presidente.

Maria Olívia Teixeira é professora há mais de 30 anos na Escola Básica e Secundária Sacadura Cabral, em Celorico da Beira.

A candidata, que concorre pela primeira vez à presidência do município de Celorico da Beira, é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e tem uma pós-graduação em Gestão e Administração Escolar na Fundação Bissaya-Barreto.

Olívia Teixeira referiu hoje à agência Lusa que na sua candidatura está “acompanhada de uma equipa competentíssima, de gente que nunca esteve ligada à política, mas sim a vivenciar os problemas reais dos munícipes” e que, ao vivê-los, “vai conseguir formar um executivo camarário e uma Assembleia Municipal que Celorico da Beira nunca antes viu”.

“É este o modelo para uma verdadeira ‘dēmokratía’ [‘O poder reside no povo’]. Pessoas que conheçam as terras, as gentes e as suas dores, que ao legislar seja para si e para os outros, e não ou para si ou para os outros”, afirma.

E acrescenta: “Com um projeto deste valor humano, o objetivo não poderia ser menos do que ser eleita presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, a primeira presidente mulher”.

Segundo a candidata, juntando às intenções legislativas do Chega “políticas de proteção dos mais jovens”, (necessidades que conhece por ter desempenhado funções na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Celorico da Beira), “a redução do IMI para os níveis mínimos e, quando possível, a extinção deste imposto: aí temos a minha candidatura à Câmara Municipal de Celorico da Beira”.

“Não menos importante é a criação de um gabinete de apoio ao empreendedorismo com uma equipa multidisciplinar composta por técnicos competentes, que efetivamente apoie e estimule as atividades dos empresários celoricenses e ajude à fixação das pessoas no concelho, reduzindo a acentuação da pirâmide demográfica, e a desburocratização dos processos”, defende.

A candidata do Chega à autarquia de Celorico da Beira nunca desempenhou cargos políticos, nem nunca se candidatou a eles “devido ao desinteresse pelas políticas prometidas”.

Olívia Teixeira diz que sempre foi “uma pessoa trabalhadora, que procurou atividade fora da política, tendo com o voluntariado (na casa de Saúde Bento-Menni e na ASCEV) ou com atividades para além da lecionação (como na AREAL Editores como orientadora pedagógica), atingido a realização pessoal”.

No município de Celorico da Beira, presidido pelo social-democrata Carlos Ascensão, o PSD tem dois eleitos, o PS outros dois e o movimento independente Pela Nossa Terra tem um elemento.

Além de Olívia Teixeira, são candidatos à liderança da autarquia Carlos Ascensão (PSD), José Albano Marques (PS) e Maria Eduarda Rebelo (CDU).

As eleições autárquicas estão marcadas para 26 de setembro.