Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Autárquicas: PS candidata vereador Francisco Alípio Fernandes à Câmara de Pinhel


O atual vereador Francisco Alípio Fernandes vai ser o candidato do PS à presidência da Câmara Municipal de Pinhel, no distrito da Guarda, nas eleições autárquicas que se realizam em setembro ou outubro, foi hoje anunciado.

O nome de Francisco Alípio Fernandes, de 62 anos, chefe de equipa de identificação, qualificação e gestão de remunerações do Centro Distrital da Guarda da Segurança Social, foi proposto e aprovado pela comissão política local do PS de Pinhel e ratificado por unanimidade pela Comissão Política Distrital do partido.

O candidato, que exerce desde 2019 as funções de vereador no município de Pinhel, também eleito pelo PS, disse hoje à agência Lusa que decidiu liderar a candidatura socialista por “amar o concelho” que o viu “nascer e crescer”.

A candidatura é “o culminar de vontades dos cidadãos e de empresas que não se sentem representados na atual estrutura do poder municipal”, acrescentou.

“A intenção de proteger e conferir as mesmas oportunidades a todos os cidadãos e empresas, residentes e que possam vir a residir ou instalar-se, sem deixar ninguém para trás”, foi outra das razões para o vereador aceitar o desafio.

Entre outros objetivos, o candidato do PS à presidência da autarquia de Pinhel destaca “a luta a desenvolver contra a desertificação e discriminação dos territórios de baixa densidade”, onde o concelho se inclui, “sem deixar de apelar à solidariedade dos concelhos que sofrem com os mesmos problemas, concebendo projetos comuns nas diversas áreas de intervenção dos municípios”.

Proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas e empresas, fazer a “gestão e aproveitamento do património edificado e efetiva utilização para fins turísticos, culturais e de lazer”, e “estruturar a Ação Social do município de forma a erradicar as bolsas de pobreza existentes, educando e criando condições aos munícipes para prover a sua autossustentação”, são outras das ideias.

O candidato também pretende proceder à recuperação do património histórico e religioso disperso pelas freguesias do município de Pinhel, apostar no turismo “através da promoção da habitação turística local, ambiental, percursos pedonais em ambiente natural, criando rotas guiadas do património existente em todo o concelho” e projetar e construir praias fluviais (no rio Coa, na ribeira das Cabras e na barragem de Vascoveiro)”.

Entre outros planos, aponta, ainda, o alargamento da Zona Industrial, “criando espaços para a instalação de pequenas e médias empresas, incluindo tecnológicas em falta”, e “dotar o concelho de rede tecnológica de modo a que todos os cidadão e empresas tenham acesso em condições ótimas à internet”.

O município de Pinhel é liderado, desde 2013, pelo social-democrata Rui Ventura.

O atual executivo municipal é composto por quatro eleitos do PSD e um do PS.

Segundo a lei, as eleições autárquicas decorrem entre setembro e outubro.

Fonte: beira.pt