Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Biblioteca Municipal da Covilhã ultrapassou 12.000 livros requisitados em 2024


A Biblioteca Municipal da Covilhã teve 12.820 livros requisitados durante o ano de 2024, o que confirma a trajetória de crescimento que tem vindo a ser registada ao longo dos últimos anos.
Depois de, em 2022, se ter ultrapassado a fasquia dos 10.000 livros, em 2023 esse número já ficou largamente acima dos 11.000, tendo agora chegado aos 12.820 títulos emprestados para leitura no domicílio.
Igual destaque para as 48.930 pessoas que usufruíram de serviços gratuitos e de acesso livre na Biblioteca Municipal ou para os 7.500 participantes, ao longo de 2024, marcaram presença nas 190 sessões literárias realizadas para promover e fortalecer os hábitos de leitura e o gosto pelo livro.
Foram ainda promovidas várias outras ações destinadas a diferentes faixas etárias, bem como projetos para públicos-alvo específicos e cujos resultados positivos também contribuem para confirmar o papel que a Biblioteca Municipal tem como epicentro cultural e literário, nomeadamente ao nível do incentivo à leitura e à promoção de autores.
Destaques numéricos de 2024
12.820 títulos requisitados para leitura ao domicílio.
48.930 pessoas que usufruíram dos serviços gratuitos e de acesso livre.
Mais de 1.300 crianças participaram no programa “Novelo de Histórias”, com ênfase na adaptação do conto chinês “Mulan”.
450 adolescentes do 3.º ciclo envolveram-se na leitura encenada de “O Fantasma de Canterville”, de Oscar Wilde.
100 idosos partilharam histórias sobre o 25 de Abril no programa “Conto Sempre Contigo”.
70 reclusos beneficiaram do projeto “Nas Teias Contigo”, com atividades literárias no Estabelecimento Prisional.
880 leitores participaram em eventos como “Trocado para Miúdos” e “Café Literário”, “Leituras Nómadas” promovendo o diálogo entre autores e leitores.
Residências Literárias e Dramatúrgicas tiveram momento de auge com o projeto “Memória da Matéria”, da escritora covilhanense Maria Mello Giraldes, com 455 jovens e adultos.
Além disso, iniciativas inovadoras, como a Arruada Literária, os Passeios Literários inspirados em “A Lã e a Neve”, de Ferreira de Castro, e o Jantar Literário em celebração de Luís Vaz de Camões, reforçaram a ligação entre literatura e história local.
Compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Todas estas ações alinham-se com a Agenda 2030 da ONU, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no âmbito da Educação de Qualidade, Redução das Desigualdades, Paz, Justiça e Instituições Eficazes, promovendo uma comunidade mais informada e culturalmente enriquecida.