Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Bloco de Esquerda Viseu: Cuidar de quem cuida e dar uma vida digna aos nossos animais


O Mais Beiras Informação recebeu um comunicado do Bloco de Esquerda Viseu, o qual passamos a escrever na sua totalidade, para o seu conhecimento:

A infeliz e cruel saga dos cães e cadelas abandonadas em Mangualde é o feio retrato de um concelho onde não existem políticas públicas eficientes para responder à população de animais domésticos errantes como cães e gatos.

As denúncias não são de agora. O problema arrasta-se de ano para ano. Já em 2021 o Bloco dava conta de tantos outros cães que simplesmente vagueavam pelas ruas de Mangualde abandonados por uma conceção de cidade que não é amiga dos animais, nem os reconhece como parte vital do seu ecossistema. Não fosse a determinação, a generosidade (que lhes sai também do bolso…) e a paixão de algumas munícipes que se recusam a baixar os braços e a situação seria ainda mais bárbara. È com estas cuidadoras que se constrói o futuro do concelho onde os animais domésticos são tratados com dignidade e são parte integrante da vida de todos e todas. O nosso agradecimento é para elas, mesmo sabendo que a sua dedicação não vive só de agradecimentos.

No que respeita aos serviços camarários apelamos, uma vez mais, a que atuem no sentido de resgatar estes cães do desumano abandono a que foram votados e a que ouçam e respeitem as cuidadoras.

A câmara municipal de Mangualde não pode continuar a olhar para o lado no que toca a este assunto aproveitando-se da boa vontade e compromisso emocional das cuidadoras. A autarquia não pode alhear-se às suas responsabilidades transferindo para os ombros e para a carteira das cuidadoras o tratamento e cuidado dos animais errantes sem lhes dar qualquer apoio – como no que toca aos custos financeiros que envolvem a esterilização das cadelas e gatas; à sua alimentação; e/ou ao tratamento veterinário dos animais.

Três das propostas essenciais do Bloco de Esquerda na implementação de políticas de promoção do bem-estar animal são:

Envolvimento das cuidadoras dos animais no que respeita à discussão sobre as melhores práticas a desenvolver pelas autarquias e integração das mesmas em todas as fases desse processo;

Criação de canis municipais que garantam a proximidade do contato das populações com os animais e a respetiva esterilização das cadelas;

Implementação de programas CED (captura, esterilização, devolução) que fomentem o círculo virtuoso entre o controlo populacional dos animais e a sua integração na vida urbana e rural do concelho.