Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Bloco de Esquerda Viseu: Serviços de Radiologia com falhas devido a material obsoleto


O Mais Beiras Informação recebeu um comunicado do Bloco de Esquerda Viseu, o qual passamos a escrever na sua totalidade, para o seu conhecimento:

O Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre falhas nos serviços de radiologia na ARS Centro, IP e na ARS Lisboa e Vale do Tejo, IP, devido à utilização de equipamentos de radiologia analógicos que já não encontram no mercado peças de substituição e até de películas radiográficas necessárias para a revelação destes exames. No distrito de Viseu foram identificados equipamentos destes em Mangualde, Mortágua, Santa Comba Dão, Viseu e Vouzela.

Estes equipamentos analógicos estão obsoletos e a sua substituição por equipamentos modernos, menos poluentes e com menos riscos para os técnicos que os usam, é recomendado a nível nacional e internacional.

A falta de peças de substituição no mercado e de películas radiográficas, que têm de passar por revelação química, com o auxílio de reagentes (revelador e fixador), dentro de uma câmara escura, tem posto em causa a realização dos exames radiológicos em populações constituídas maioritariamente por pessoas idosas e carenciadas, residentes em localidades com pouca oferta de transportes públicos, obrigando os utentes a deslocarem-se alguns quilómetros para realizarem os exames e aumentando o tempo de espera pela confirmação do diagnóstico.

A maioria dos equipamentos de radiologia existentes nos serviços dos centros de saúde, permite a reconversão para radiologia digital, com investimentos pouco significativos, havendo apenas alguns poucos casos em que é necessária a aquisição de todo o equipamento novo.

A digitalização de todo o parque radiológico, nomeadamente através do aproveitamento dos fundos do PRR é necessária e urgente, para garantir a realização destes exames nos Cuidados de Saúde Primários.

Nesse sentido, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda fez as seguintes questões ao governo:

1. Tem o Ministério da Saúde conhecimento desta situação?

2. Reconhece o Governo a importância dos serviços de radiologia instalados nos Cuidados de Saúde Primários, na prestação de cuidados de saúde às populações?

3. Que diligências têm sido efetuadas para a digitalização de todo o parque radiológico destas Regiões de saúde?

4. Para quando está previsto renovar, ou adaptar, os equipamentos de radiologia dos Cuidados de Saúde Primários, da ARSC e da ARSLVT?