Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Caravana Literária arrancou na Guarda


A Guarda foi anfitriã do primeiro dia da Caravana Literária – Festa da Literatura e do Pensamento, que foi dedicada ao filósofo e ensaísta Eduardo Lourenço.

Durante a manhã, decorreu, na sala Tempo e Poesia da BMEL, a cerimónia oficial de abertura, durante a qual foi inaugurada a exposição biobibliográfica de Eduardo Lourenço “Labirinto de um Heterodoxo”.

Seguiu-se o descerrar de uma placa de homenagem ao ensaísta e uma visita ao Memorial, no Centro de Estudos Ibéricos. Ainda no período da manhã do dia 3 de setembro, o jardim José de Lemos acolheu a mesa-redonda sob a temática “Mitos da Europa e Poéticas da Modernidade” com as intervenções de Nuno Júdice, António Carlos Cortez e Rosa Oliveira, moderada por João Rasteiro.

Tendo o Teatro Municipal da Guarda como palco, a tarde de 3 de setembro deu lugar à 1ª conferência “Pensamento e Poéticas do Ensaio”.

Com os testemunhos de Jorge Augusto Maximino, Guilherme d’Oliveira Martins, António José Dias de Almeida, Fernando Paulouro, Rui Jacinto, Roberto Vecchi e Marco Lucchesi, esta foi a primeira de três conversas em torno da obra de Eduardo Lourenço.

O programa da iniciativa prosseguiu com a Leitura-Homenagem dos Poetas, concretizada por Maria Teresa Horta, António Carlos Cortez Nuno Júdice e Manuel Alegre.

Seguiu-se uma performance poética de Tiago Sami Pereira, Luciano Amarelo e Jeni Cardona, a partir de textos de Camões, Fernando Pessoa e Sophia de Mello Breyner.

O primeiro dia da iniciativa Caravana Literária – Festa da Literatura e do Pensamento encerrou com um concerto de Sérgio Godinho, no Teatro Municipal da Guarda, onde o cantor e compositor apresentou “Nação Valente”, o seu mais recente disco e espetáculo.