Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Carta Gastronómica de Viseu, uma viagem aos saberes e sabores do passado


O Solar do Vinho do Dão recebeu hoje, dia 14 de julho, a apresentação da Carta Gastronómica de Viseu.

Esta Carta contém 157 receitas feitas com os segredos e o amor de quem cozinha com alma. É um convite a mergulhar nos saberes e sabores da região, a sentar à mesa, a ouvir e contar histórias, a brindar o Dão, é celebrar o vasto património culinário e alimentar, os seus cozinheiros e cozinheiras.

Para o Presidente da Camara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, esta Carta Gastronómica é um recordar de receitas que marcaram a sua infância, receitas do tempo dos seus pais e dos seus avós, “esta coleção tem exatamente isso, muito do que somos tem a ver com o que praticamos no nosso dia a dia, através das refeições, e cada uma dela tem uma história, estas receitas levam-nos ao passado e trazem saudades”.

Uma carta que tem escrito o testemunho e sabedoria de diversas gerações, uma história, uma memória, um rosto, um segredo que a torna especial.

“É no dedo e no paladar que está o segredo” é assim que se refere Alberto Correia à boa gastronomia que se  pratica. “É essa gente, essa gente de que se regista os ingredientes em cada uma das receitas, todo o processo de fazer, como se regista o nome, a idade, a escolarização, a formação de cada um desses agentes que é mercê da qualidade dos produtos, desse apuramento do saber fazer, mercê do seu dedo, do seu paladar, onde está o segredo e não em mais sítio nenhum”.

Esta Carta conta uma história, leva-nos numa viagem no tempo, às nossas origens, à evolução das práticas alimentares, às técnicas e artefactos de confeção, às receitas, nunca esquecendo dos seus protagonistas. É, também, uma homenagem a todos aqueles que criaram e continuam a criar um legado gastronómico inigualável.

Foi o resultado de uma iniciativa da Câmara Municipal de Viseu que resultou num vasto trabalho de entrevistas, pesquisa e recolha da informação realizado ao longo dos anos no concelho de Viseu.

Este é “um livro de muita gente, uma obra coletiva” como refere Dr. Alberto Correia, antropólogo e historiador e um dos investigadores e redatores desta obra, que contou com a ajuda de outros importantes agentes na produção dos textos como, Paulo Barracosa C. Silva, Luís da Silva Fernandes, Carlos Silva, Rui Monteiro e Rosário Pinheiro. A fotografia ficou ao cuidado de José Alfredo.

Nesta sessão de apresentação, marcou presença o Presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, a Vereadora da Cultura e do Turismo, Leonor Barata, o antropólogo e historiador Dr. Alberto Correia, entre outras entidades.