Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

CEI e CIM-BSE lançam concurso para alunos do ensino público e privado


O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) e a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) vão lançar o concurso “Fronteiras da Esperança: Minha Terra, Meu Futuro”, destinado aos estudantes locais. O objetivo é que os alunos possam refletir sobre o futuro da região, proporcionando momentos de investigação e reinterpretação das potencialidades e dos recursos deste território.

O concurso denominado “Fronteiras da Esperança: Minha Terra, Meu Futuro”  insere-se no Programa de Combate ao Abandono Escolar Beiras e Serra da Estrela e é financiado pelo programa Centro 2020. A iniciativa destina-se a alunos dos estabelecimentos de ensino básico e secundário, de escolas do ensino público, privado ou cooperativo da área da CIM-BSE, que tem sede na Guarda.
Segundo o regulamento, a iniciativa pretende “estimular a reflexão dos jovens estudantes sobre os recursos e as dinâmicas territoriais, levando-os a refletir sobre as perspetivas que se abrem” para o futuro coletivo da região.
O concurso também visa “suscitar a investigação e a reinterpretação das potencialidades e dos recursos do território para estimular o debate donde possam emergir novas propostas e perspetivas de desenvolvimento” em torno dos temas “Leituras e (re)interpretações do território: diagnósticos prospetivos”; “Escrita, literatura e território: trabalhos de expressão literária”; e “Arte e território: trabalhos de expressão artística”.
As candidaturas decorrem até 28 de fevereiro de 2020, sendo que a avaliação dos trabalhos será feita por um júri constituído para o efeito, formado por membros do CEI, da CIM-BSE, professores e, eventualmente, outras colaborações solicitadas em função dos temas específicos em apreciação.
Os trabalhos eleitos deverão ser conhecidos no final de abril.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.