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Diretor: Paulo Menano

Celorico da Beira: Conferência de Imprensa conjunta com APROTURM


Teve lugar no passado dia 28 de junho, pelas 14H30, no Solar do Queijo Serra da Estrela, uma conferência de imprensa conjunta, do município de Celorico da Beira e APROTURM – Associação dos Profissionais de Turismo, para anunciar uma linha de ação para a área do turismo, mais eficiente e eficaz, por forma a atrair mais turistas e a impulsionar o desenvolvimento turístico do Município e da região da Serra da Estrela.

A conferência contou com as presenças de representantes das duas entidades, nomeadamente, Carlos Ascensão, Presidente do Município, David Sousa, Vice-Presidente, Maria José Pinto, Corporate Diretor e do Chef Hugo Pinto, Consultor para a área da Gastronomia e Ciências Culinárias, entre outros.

No âmbito das iniciativas apresentadas para a área do turismo do Município, destaque para a ROUND TABLE – PENSAR TURISMO EM CELORICO DA BEIRA, a levar a efeito, no próximo dia 27 de setembro, com agentes e operadores turísticos locais e com interesses diretos no turismo na região, a fim de debater o setor e, simultaneamente, assinalar o Dia Mundial do Turismo.

Previamente a esta Round Table será levado a efeito um inquérito junto do tecido empresarial com interesse no turismo da região, do qual resultará o mote para o debate sobre esta área de atividade, tão importante e vital, para toda a região da Serra da Estrela.

A realização da Round Table com a participação de todos os agentes turísticos com intervenção económica na região, nomeadamente, Alojamento, Restauração, Animação Turística, Comércio Local, Museus, visa atingir os seguintes propósitos:

– Despertar os operadores turísticos nacionais e internacionais, para a excelente qualidade da oferta turística, que os autarcas desta região, apoiados numa excelente entidade de Turismo do Centro, têm vindo a trabalhar conjuntamente;

– Apresentar produtos turísticos específicos para reduzir a sazonalidade turística do interior. Na oportunidade foi referido que, a APROTURM vai lançar um “SHORT BREAK” 3dias x 2 noites, para grupos de um segmento de turistas nacionais de forte potencial económico, e que envolverá agências de viagens interessadas em promover o turismo do interior;

– As experiências anteriores permitem-nos considerar um nível crescente de negócio para a região, apenas com este produto turístico que superará os 300.000 Euros/ano;

– O lançamento de outros produtos junto das agências de viagens, nacionais e da vizinha Espanha, serão alavancas efetivas de captação do incoming turístico.

Durante a conferência de imprensa, o Presidente do Município, Carlos Ascensão, destacou a importância do turismo como motor de desenvolvimento económico e social para Celorico da Beira. Comprometeu-se a oferecer experiências turísticas autênticas e de qualidade, que preservem a identidade do território aproveitando os recursos naturais, culturais e gastronómicos únicos da região. Destacou a localização geográfica e centralidade de Celorico da Beira como uma mais-valia para o concelho.

Referiu ainda, que o queijo é, sem dúvida, o produto endógeno mais representativo do território. Reconhecido nacional e internacionalmente pela sua qualidade e sabor singulares, o Queijo Serra da Estrela, é um dos maiores tesouros gastronómicos celoricenses, a par com o requeijão, o azeite e a castanha, e o principal pilar da economia do Município, identitário e indissociável da região da Serra da Estrela.

O Técnico de Turismo do Município, João Morgado, referiu a importância da criação de futuras estratégias e sinergias para impulsionar o setor turístico. Enfatizou a intenção de criar parcerias com entidades locais e regionais, bem como, com empresas e investidores, para fortalecer e concertar a oferta turística de Celorico da Beira, tornando-a mais atraente para o mercado.

Os representantes da APROTURM destacaram o seu papel como impulsionadores do turismo sustentável e de qualidade. O Vice-Presidente da Associação, David Sousa, enfatizou a importância da cooperação entre as partes interessadas, incluindo o setor público e privado, para o sucesso dos esforços turísticos.

Maria José Pinto, Corporate Diretor da APROTURM, partilhou a visão da Associação para promover eventos turísticos únicos e apelativos em Celorico da Beira. Anunciou também a organização de um estudo, a decorrer durante o mês de julho, através do lançamento de um inquérito, que após o tratamento de dados e suas conclusões, dará o mote para a Round Table com todos os atores locais da área do turismo, a realizar em setembro.

O Chef Hugo Pinto, Consultor Especializado em Gastronomia e Ciências Culinárias, deu enfoque à importância da criação de rotas culinárias que valorizem os produtos locais de alta qualidade, sem deixar de perspetivar o público-alvo, a que cada uma se destine.

A conferência de imprensa encerrou com a confirmação de que, as iniciativas anunciadas se encontram em fase de implementação, e que serão acompanhadas por um Plano de Marketing e Promoção, adequado e abrangente.