Centro hospitalar da Covilhã vai poder internar doentes em casa
O Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (CHUCB) integra a lista das 25 unidades de saúde que vão avançar com o processo de hospitalização domiciliária já no próximo ano.
O centro hospitalar da Covilhã vai poder internar doentes em casa já no próximo ano. A unidade vai passar a dispor de uma unidade de internamento domiciliário, que permitirá aos doentes recuperar de uma doença aguda em casa, recebendo cuidados hospitalares que teriam se ficassem no hospital.
Segundo João Casteleiro, presidente do conselho de administração do centro hospitalar, está já a ser formada uma equipa de enfermeiros e médicos que vão assegurar este serviço 24 horas por dia a 15 utentes, embora os critérios deste serviço domiciliário ainda não esteja totalmente definido pela Direção Geral de Saúde.
A medida já foi testada no Hospital Garcia de Orta e, entre março e junho de 2019, deve avançará em 25 hospitais do país. Com esta medida pretende-se reduzir os custos, o número de infeções hospitalares, ao mesmo tempo que aumenta o conforto dos pacientes, sem pôr em causa a segurança clínica, considera o Ministério da Saúde.