
Cernache do Bonjardim :Peixe do Rio em destaque no Festival Gastronómico
É já neste mês de maio que Cernache do Bonjardim acolhe a quarta edição do Festival Gastronómico Peixe do Rio. Promovida pelo Município da Sertã e União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, esta edição apresenta um programa em que o Rio Zêzere, o peixe e as tradições são os protagonistas. Este certame decorrerá de 23 a 25 de maio e de 30 de maio a 1 de junho, em cinco restaurantes aderentes, localizados nesta união de freguesias, que terão nas suas ementas diversas iguarias que apresentam o peixe do rio como principal ingrediente. Do leque de iniciativas fazem parte as “Refeições nas Associações”, com Peixe do Rio frito à hora do almoço, no Sambado (25 de maio) e no Trízio (1 de junho), e programação cultural com workshops, concerto e passeios, entre outras iniciativas.
“Esta quarta edição espelha o nosso compromisso na valorização dos produtos endógenos, como o peixe do rio, e a dinamização da restauração e economia locais”, refere Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, acrescentando que “a programação deste ano convida a uma verdadeira imersão nas tradições, sabores, cores e sons do nosso território, sempre com o Rio Zêzere como pano de fundo e inspiração”. “Mais do que um festival gastronómico, esta iniciativa é a celebração do nosso rio, das nossas gentes e dos nossos sabores. Que o peixe do rio continue a ter lugar à mesa, nos restaurantes e nas casas de todos,” deseja Carlos Miranda, convidando “a escutar o rio, a saboreá-lo e a vivê-lo, nos pratos, nas tradições, nos sons e nas imagens que compõem o programa.”
A apresentação do Festival Gastronómico Peixe do Rio irá decorrer a 22 de maio, às 19 horas, na sede da Associação Foz Sã, na localidade de Foz da Sertã, com intervenções de Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã e de Maria João Ribeiro, Presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais. Serão também apresentadas as sete iguarias de peixe dos restaurantes aderentes desta edição, disponíveis a partir de 23 de maio (12 horas):
– “Tasco da Célia” – Ensopado de Peixe do Rio;
– “Grelha 3” – Sopa de Peixe do Rio;
– “Pôr-do-Sol” – Peixe do Rio frito com arroz de feijão e Ensopado de peixe rio;
– “Clube Náutico do Zêzere” – Peixe do Rio frito com açorda de tomate assado no forno;
– “Sr. Cozinheiro” – Tataki de Carpa com molho de citrinos e Lúcio-perca com broa e arroz negro em cama de espinafres (apenas para hóspedes dos turismos rurais “Canto do Zêzere I” e “Canto do Zêzere II” e ao domicílio, por reserva antecipada pelo 96 866 35 04) .
As “Refeições nas Associações” servem Peixe do Rio frito ao almoço nos dias 25 de maio, às 13 horas no Centro de Cultural e Desporto do Sambado (sujeito a inscrição e limitado a 40 pessoas) em colaboração com o Sr. Cozinheiro e no dia 1 de junho, às 13 horas, no Centro Social, Cultural, Recreativo e Desportivo do Trízio (sujeito a inscrição e limitado a 80 pessoas).
A programação cultural do Festival Gastronómico Peixe do Rio começa a 23 de maio, em escolas da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, com a atividade interativa “Os Sons em volta do rio”, com Luís Antero. Às 21h30, a Igreja Matriz de Cernache do Bonjardim acolhe o “Concerto para olhos vendados” com Luís Antero e Miguel Calhaz, numa iniciativa de entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
Sábado, dia 24 de maio, às 10 horas, a localidade de Várzea de Pedro Mouro vai ser palco da apresentação do projeto “Lugares de Memória”, um arquivo sonoro do património imaterial fluvial de Cernache do Bonjardim, produzido por Luís Antero, através de recolhas com habitantes locais. Às 16 horas, o edifício do Centro Social de Tira (Palhais) acolhe a apresentação do documentário “Tradições da Sertã”, produzido pela Memoria Media, com foco nas Bonecas de Palhais e com degustação deste doce típico feito pela Avó Virgínia e pela sua neta, Ana Margarida Marçal.
No dia seguinte, domingo, 25 de maio, às 10 horas, inicia-se o Passeio Interpretativo pelas Conheiras do Sambado, guiado pela arqueóloga Filomena Gaspar. A participação é livre, podendo ser solicitado transporte junto da União de Freguesias.
A programação cultural do Festival Gastronómico Peixe do Rio prossegue no fim de semana seguinte, a 30 de maio, sexta-feira, das 14 às 17 horas, com workshops e degustação de Peixe do Rio na Escola Básica São Nuno de Santa Maria, dinamizados pelo Sr. Cozinheiro. Sábado, dia 31 de maio, o Clube Náutico do Zêzere, no Trízio, acolhe o showcooking e degustação de Peixe do Rio com o Chef Rui Lemos. À tarde, às 15 horas, no Centro Paroquial de Cernache do Bonjardim, decorrerá o Workshop de Culinária “Como se faz…Cartucho de Amêndoa?”, dinamizado por Silvina Ladeiras. A iniciativa é limitada a 15 pessoas, que deverão inscrever-se gratuitamente na sede da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, presencialmente