Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

CIM Viseu Dão Lafões promove participação pioneira da região na Bolsa de Turismo em Lisboa


Foi hoje apresentada, em conferência de imprensa, a estratégia que estará em destaque na próxima Bolsa de Turismo em Lisboa (BTL), onde a CIM Viseu Dão Lafões vai estar presente com os seus 14 municípios.

O Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM, Fernando Ruas, começou por referir que esta é uma cooperação dos 14 municípios, que têm trazido excelentes resultados ao longo do tempo, dizendo ainda que se deve apostar nas potencialidades que o território tem.

Fruto do trabalho que os municípios tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos, os presidentes da Câmara entenderam que deviam estar presentes na Bolsa de Turismo de Lisboa com um stand próprio, decisão tomada em 2020 mas que, devido ao Covid não foi concretizada, e por isso só agora em 2022 vão promover a região.

Esta participação tem como objetivo dar a conhecer os grandes atributos da região de Viseu, comtemplando o melhor que Viseu Dão Lafões tem para oferecer, um destino com propostas à medida dos amantes do universo mais zen mas também dos amantes da adrenalina e aventura.

A extensão e valorização da Ecopista do Dão, e de todo o produto de Turismo Ativo, Desportivo e de Natureza associado ao território agregado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, vai ser alvo de investimentos globais na ordem dos 4 milhões de euros e é um dos destaques da programação da CIM na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.

A Ecopista do Dão, considerada a maior ecopista portuguesa, vai ser ligada à Ecopista do Vouga, somando 66 km aos 49 km já existentes. O domínio do Walking & Cycling vai ser consolidado com novos centros de BTT e Trail, bem como com a rede de percursos pedestres já existente. O novo produto turístico “Subidas Épicas Viseu Dão Lafões”, assente em quatro percursos, complementa a oferta para os amantes do desporto e da natureza, que procuram adrenalina e agitação.

O turismo de natureza, gastronomia e vinhos, cultura e património e saúde e bem- estar serão os eixos de ativação e comunicação desta presença na Bolsa de Turismo de Lisboa.

Cada um dos municípios vai ter oportunidade de promover os seus eventos, são eles Aguiar da Beira, Carregal do Sal , Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Santa Comba Dão, Sátao, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

Na cabine de SPA e Termalismo serão proporcionadas aos visitantes momentos gratuitos de demonstração das técnicas e serviços de saúde e bem-estar, sendo as Termas de São Pedro do Sul, termas do Carvalhal em Castro Daire e Termas de Sangemil em Tondela, as protagonistas deste espaço.

Entre os dias 16 e 20 de março, na Feira Internacional de Lisboa, um só stand será palco de momentos de animação musical, degustação de sabores regionais e provas de vinho do Dão, apresentação de produtos autênticos, eventos e propostas culturais e de património, tudo com um selo de excelência, Viseu Dão Lafões.

A programação da CIM Viseu Dão Lafões, ao longo dos cinco dias de BTL, destaca ainda, entre outras, as temáticas da Cultura, Enoturismo e Gastronomia.

O Chef Diogo Rocha, responsável pela Estrela Michelin do restaurante Mesa de Lemos, em Viseu, será uma das figuras presentes logo no primeiro dia, 16 de março, para um showcooking e harmonização com vinhos da Quinta de Lemos.

Ainda no dia 16 de março será apresentado o Programa SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos, que pretende dar a conhecer os restaurantes de Viseu Dão Lafões onde a Gastronomia Portuguesa pode ser saboreada na sua plenitude. Este programa, da autoria da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, surge da vontade em afirmar o Património Gastronómico Português como Produto Turístico, convertendo-o num elemento diferenciador da oferta turística.