COMISSÃO POLITICIA CONCELHIA DO CDS FORMALIZA PROPOSTA DE ALTERAÇÃO AO REGULAMENTO DO MERCADO MUNICIPAL DE FORNOS DE ALGODRES
A candidata pelo CDS ao Município de Fornos de Algodres, Cristina Guerra, também presidente da Comissão Politica Concelhia do CDS-PP e na qualidade de Deputada da Assembleia Municipal, enviou no passado dia 15/08/2017 a proposta de Alteração ao Regulamento do Mercado Municipal de Fornos de Algodres, dirigindo a mesma ao Presidente da Assembleia Municipal, com conhecimento ao Presidente de Câmara, tendo em vista o seu debate/aprovação na próxima Assembleia a realizar no mês de setembro.
Esta proposta visa uma redução de cerca de 50% no preço das rendas das lojas usadas pelos feirantes (agua e luz incluídos).
Tal como referido na proposta de alteração ao regulamento do Mercado Municipal, enviada por Cristina Guerra ao Noticias de Fornos, menciona que, “Face à constatação do grande decréscimo de afluência (vendedores/compradores) ao Mercado Municipal, especialmente motivado pela desistência de venda de queijo a retalho por parte dos produtores/agricultores, à criação de novas grandes superfícies na zona e não só, aliada a novas práticas de consumo.
O fraco movimento que se verifica no mercado, o preço praticado especialmente por Loja para quem apenas usufrui da mesma duas manhãs por mês (12 por semestre) ronda os 110€ por semestre, sem direito a água ou eletricidade, tem sido razão suficiente para o abandono deste Mercado.
Urge, por conseguinte, tomar medidas facilitadores que reponham o equilíbrio financeiro dos agentes económicos, bem como, remover barreiras que põem em causa a competitividade do Mercado Quinzenal de Fornos de Algodres relativamente aos seus congéneres dos municípios vizinhos, como Celorico da Beira e Trancoso.
Aditamento
Artigo 6.º
Agua e eletricidade das lojas
- Para as lojas situadas no recinto do Mercado e ocupada por feirantes estes fornecimentos estão incluídos nas taxas do Artigo 20.º, nº 1, alínea d).
Aditamento
Artigo 20.º
Taxas de ocupação
- d) – Lojas dentro do recinto do Mercado Municipal e ocupadas por feirantes quinzenalmente – 10,00€ (dez euros) mês.”