
Covilhã: FIADA – Tapeçaria Comunitária com designer Rita Martins Pereira
Depois de uma primeira edição de grande sucesso, com milhares de visitantes por dia, a FIADA está de volta ao Jardim das Artes da Covilhã, entre 31 de agosto e 03 de setembro de 2023. Nesta segunda edição, a Feira vai desafiar o público a participar na criação de uma peça de arte comunitária que terá elementos reciclados e que será produzida com orientação da designer e tecedeira Rita Martins Pereira.
A FIADA – Feira Internacional de Artesanato, Design e Outras Artes foi criada no âmbito da Covilhã como Cidade Criativa da UNESCO em Design e coloca em evidência os artesãos e o potencial do Design na conceção, inovação e comercialização dos seus produtos. O recinto do Jardim das Artes abrirá portas pelas 16:00 todos os dias, altura em que terá início o desenvolvimento da referida “Tapeçaria Comunitária”, um projeto sustentado em princípios e objetivos de “sustentabilidade”, “inclusão” e “identidade”.
Neste desafio, a designer apostará na criação de uma “Tapeçaria Comunitária”, cuja conceção integrará pedaços de antigas lonas e telas publicitárias, que já não tinham utilidade e que vão ganhar uma nova vida. Tal contribuirá para reciclar um produto que acabaria no lixo, reduzindo-se assim o desperdício e ajudando a preservar o ambiente.
O público visitante deparar-se-á com uma estrutura semelhante a um tear de grandes dimensões, junto do qual será convidado a participar na construção de um painel artístico de tecido.
Depois de introduzidos quanto às bases do ato de “tecer”, miúdos e graúdos explorarão o mundo das estruturas têxteis e da criação de padrões, como a sarja e o tafetá. Este projeto comunitário foi pensado para divulgar junto da comunidade, de forma lúdica, acessível e educativa, a identidade e a história da Covilhã, tão ligada à indústria têxtil e de lanifícios e, consequentemente, ao design têxtil em Portugal e no mundo.
A tapeçaria será criada ao longo dos quatro dias do evento por todos aqueles que desejem contribuir e deixar o seu testemunho na FIADA. O resultado desta atividade será posteriormente apresentado e ficará em exposição enquanto peça de arte pública e participativa.
A atividade é conduzida pela designer têxtil e tecedeira Rita Martins Pereira, considerada um talento emergente europeu pelo “Guia Homo Faber” da Michelangelo Foundation For Creativity & Craftsmanship, que celebra e preserva a mestria artesanal.
Rita é, também, a responsável pela CrossLights, uma marca de acessórios de moda e têxteis executados artesanalmente, em tear manual.
Esta edição da FIADA integra uma mostra de artesanato e design que reúne 40 artesãos de todo o país, além de exposições e instalações, oficinas e tertúlias e gastronomia.
Junta ainda as cidades criativas da UNESCO, evidenciando o potencial desta Rede para a valorização da Lusofonia. Nesse sentido, a FIADA 2023 conta com representações de Brasília e Fortaleza (Brasil) – ambas Cidades Criativas da UNESCO em Design – bem como com representações de três Cidades Criativas portuguesas: Barcelos (Artesanato e Artes Populares), Caldas da Rainha (Artesanato e Artes Populares) e Idanha-a-Nova (Música).
O cartaz musical conta com as atuações de Cláudia Pascoal, Sara Correia e João Gonçalves e do projeto Musicalbi, entre outros.