Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

“COVILHÃ SOCIAL” DEBATEU O ENVELHECIMENTO ATIVO


O Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior recebeu no passado sábado o 1º Encontro COVILHÃ SOCIAL. O evento, organizado pela Câmara Municipal da Covilhã, reuniu especialistas e instituições do setor social para juntos debaterem o tema do Envelhecimento Ativo e Saudável.

Os trabalhos tiveram início com a participação do Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, do Presidente da Assembleia Municipal e Presidente do Conselho de Administração do CHUCB, João Casteleiro, do Reitor da UBI, Mário Raposo, do Enfermeiro Carlos Martins, em representação do ACES Cova da Beira, e do Diretor do Centro Distrital Segurança Social, Nuno Maia.

Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara da Covilhã dedicou este 1º Encontro COVILHÃ SOCIAL a António Guterres, «pelo papel desempenhado enquanto Secretário-geral das Nações Unidas na defesa de uma sociedade mais ativa e cooperante». Vítor Pereira, realçou ainda o contributo das instituições do setor social «para aprofundar as relações sociais, fomentando a confiança necessária para o desenvolvimento de um sentimento de pertença nas comunidades, com um impacto positivo junto dos utentes, mas também na economia local e na criação de emprego. Assumem-se como elemento fulcral na estratégia de desenvolvimento territorial e na coesão social».

O Presidente da autarquia relembrou ainda que «nos tempos mais difíceis com que a pandemia nos confrontou, terá ainda assim recrudescido em nós a esperança, que António Guterres sublinhou
como sendo um dos seus propósitos inspiradores ao longo do mandato que agora iniciou: a de que podemos mudar as coisas à nossa volta, que o impossível pode ser possível».

Durante o encontro, foram homenageadas 55 instituições da área Social que se destacam no apoio aos mais vulneráveis no concelho da Covilhã.