Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Covilhã: UMS da Mutualista Covilhanense leva médico a mais 4 localidades


Segundo um protocolo oficializado no Centro Intergeracional da Borralheira, por António Carriço, presidente da União de Freguesias de Teixoso e Sarzedo e Nelson Silva, presidente da Mutualista, a Unidade Móvel de Saúde (UMS) da Mutualista Covilhanense irá passar a servir numa primeira fase, as localidades de Borralheira e Terlamonte e numa segunda, Atalaia e Gibaltar.
Esta Unidade Móvel de Saúde é multidisciplinar e constituída por médico, enfermeiro, técnica social, psicólogo e um profissional de farmácia, tendo o objetivo claro de “ser um complemento ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), servindo a população de localidades mais deslocadas de serviços médicos “à porta de casa”, refere a própria Mutualista Covilhanense. Esta UMS vai chegar então já a 16 localidades covilhanenses, tendo solicitações para aumentar esse raio de atuação, até de concelhos vizinhos.
“Só este ano de 2023 esta já é a quinta nova localidade em que estamos, o que é o reflexo da dificuldade em ter estes serviços de saúde”, detalhou Nelson Silva, revelando que “se está em fase de análise e perceção” de como se pode alargar a rede, mas terá que ser feito porque as solicitações são imensas.