Depressão “Gabriel” chega esta terça-feira a Portugal
Portugal continental vai ser afetado esta terça-feira pela passagem da depressão “Gabriel”. Com ela vem uma massa de ar frio, muita chuva, vento e neve acima de 1.200/1.400 metros.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), com a depressão “Gabriel”, centrada na Bretanha, França, virão períodos de chuva, queda de neve e vento forte. Em comunicado, o IPMA esclareceu que Portugal continental será afetado entre as 07h33 e as 23h59 de terça-feira por uma superfície frontal fria associada à depressão “Gabriel”, que estará centrada na Bretanha. Na sequência da superfície frontal, está previsto para o continente a ocorrência de períodos de chuva, vento forte com rajadas até 65 quilómetros por hora (km/h) no litoral oeste, e até 85 km/h nas terras altas. Nas terras altas, a “precipitação será sob a forma de neve acima de 1.200/1.400 metros, descendo a cota para 1.000 metros na região Norte no final do dia”.
“A influência desta depressão em Portugal será sentida em algumas das zonas marítimas de responsabilidade nacional”, salienta o IPMA.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 01 grau (na Guarda) e os 09 (em Faro, Setúbal, Lisboa, Santarém, Leiria e Aveiro) e as máximas entre os 09 graus (na Guarda) e os 19 (em Faro).