
Desportivo soma terceiro jogo sem vencer, desta vez ao barco do Leixões
O que esperar de um jogo entre equipas relativamente tranquilas na tabela? Desportivo de Tondela e Leixões entraram em jogo no João Cardoso, na esperança de somar mais três pontos para o objetivo que têm em comum, a manutenção. Numa primeira parte em que o Tondela controlou mas foi o Leixões que marcou, um novo tento madrugador no templo complementar estragou os planos tondelenses, que andaram em busca do prejuízo até final.
Auriverdes surpreendidos pela eficácia leixonense
A partida começou com o Tondela a mostrar mais ímpeto, e logo no segundo minuto de jogo, Strkalj esteve muito perto do golo. Bebeto assistiu de forma perfeita o avançado tondelense, que sem oposição, atirou ao lado. O Leixões não se deixou ficar, e na sua primeira incursão perigosa aos 12’, Ricardo Valente atirou a bola ao poste da baliza auriverde.
Depois de uns minutos iniciais algo movimentados, os matosinhenses tentaram baixar o ritmo do jogo para o encontro ficar mais a seu belo sabor. Quem não foi na cantiga foi Telmo Arcanjo, que numa jogada individual rematou por cima da trave de Beunardeau, aos 19’.
Na meia hora da partida era o Tondela quem dominada, ocupava mais tempo no meio-campo adversário, mas sem nunca criar perigo de maior para os Bebés do Mar. Foi contra a corrente do jogo que o primeiro golo do jogo saiu para os alvirrubros. João Amorim cruzou para a entrada da grande área, onde lá estava Thalis, que desfeiteou Niasse.
A melhor chance do encontro para os auriverdes surgiu encima do minuto 45’, onde numa jogada dirigida por Tiago Almeida, o lateral atirou uma bomba à barra da baliza do Leixões, e na recarga Rafael Barbosa não conseguiu a emenda do golo. Passados dois minutos desse lance o árbitro apontou para os balneários, e o intervalo chegou a Tondela com a vantagem matosinhense.
Em busca do prejuízo até ao fim
Pior início de segundo tempo o Tondela não podia ter. Logo aos 50’, João Oliveira desmarcou Thalis, que apenas teve rematar com jeito desviado de Niasse para a bola entrar na baliza. A formação auriverde tentou responder à desvantagem, e se numa primeira ocasião foi Bebeto que ameaçou, na conversão de um pontapé de canto na sequência presenteou os beirões com o golo. Cruzamento de Telmo Arcanjo com Marcelo Alves a cabecear no primeiro para o fundo das redes leixonenses.
Andava o Tondela atrás do empate, quando os Bebés do Mar alcançaram o terceiro golo. Na passagem dos 70’, livre bastante bem batido por Fabinho na ala direita, com Brunão nas altura voltar a abrir dois golos de vantagem para os alvirrubros.
Depois dos golos dos de Matosinhos os homens da casa perderam algum fulgor ofensivo, com o Leixões a controlar o jogo a seu belo prazer. Até final o Tondela tentou subir as linhas, e já em período de desconto reduziu o marcador. Cuba cruzou, e com ângulo reduzido Rúben Fonseca atirou com força a contar. Após este golo já não havia mais tempo para qualquer reação e partida acabou mesmo por terminar com a vitória dos alvirrubros.
Esta derrota deixa o Desportivo no 10º lugar da tabela, com 33, os mesmos agora que adversário deste jogo. Na próxima semana os treinados por Tozé Marreco deslocam-se até à Trofa para defrontar o Trofense.
Por seu lado o Leixões, como já referido, soma os mesmos 33 pontos do Tondela, e na próxima jornada irão jogar no Estádio do Mar frente ao Sporting da Covilhã.
Por Bianca Leão