Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Desporto: desconfinamento prevê retoma das atividades desportivas


O plano de desconfinamento apresentado ontem, 11 de março, prevê que o desporto está autorizado a ‘voltar’ já em Abril, mas de forma faseada, com treinos em Abril e jogos em Maio.
O primeiro-ministro António Costa anunciou as regras que fazem parte do plano de retoma da atividade desportiva em todo o País.
As modalidades de baixo risco retomam dia 5 de abril, as modalidades de médio risco só a partir de dia 19 e os campeonatos distritais podem começar a partir de 3 de Maio.
O Desporto está autorizado a ‘regressar’, mas é sabido que estão em curso diferentes competições de diferentes modalidades, e tudo sob autorização do Governo, entre as quais os campeonatos nacionais de primeira divisão de cada modalidade e jogos das taças de Portugal.
Sabe-se, agora, que a partir de dia 5 de Abril está autorizada a retoma das modalidades de baixo risco. A partir de dia 19 de Abril, podem recomeçar as modalidades de médio risco.
Autorizado o regresso das modalidades de baixo e de médio risco, o Governo vai ainda autorizar a realização de jogos de todas as modalidades a partir de 3 de Maio e deverá permitir o regresso do público, mas com lotação reduzida.
Entre as modalidades de médio risco, estão futebol (incluindo o futebol de praia), futsal, andebol (incluindo o de pavilhão, praia ou em cadeira de rodas), aquatlon, basquetebol, corfebol, hóquei (em patins e em linha) e voleibol.
Isto significa que os campeonatos distritais de futebol podem arrancar em Maio. Mas está previsto que os treinos das equipas de futebol e de futsal (distritais) possam ser retomados a partir de 5 de Abril, data apontada para o regresso das modalidades de baixo risco.
No que à atividade da formação diz respeito, sabe-se que ainda não há data para a retoma, pelo menos enquanto vigorar a orientação 36 da Direcção Geral de Saúde.