Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Dia da Floresta Autóctone assinalado em Castro Daire

O Município de Castro Daire em parceria com o Agrupamento de Escolas de Castro Daire e no âmbito do programa Eco-Escolas realizou uma caminhada na mata do Bugalhão no dia 23 de novembro com os alunos do 8.º ano da Escola Secundária de Castro Daire, comemorando desta forma o dia da Floresta Autóctone.

A mata do Bugalhão situa-se em plena serra do Montemuro e está inserida na rede Natura 2000 que tem como finalidade assegurar a conservação a longo prazo das espécies e dos habitats mais ameaçados da Europa, contribuindo para parar a perda de biodiversidade, desempenhando igualmente, uma importante função paisagística e recreativa.

Esta atividade teve como primazia lembrar para a importância de preservar aquele que é um dos maiores bens, a Natureza.

Sensibilizando-se assim os participantes de que a floresta autóctone é uma floresta de árvores originárias do próprio território, estando mais adaptadas às condições do solo e do clima do território, por isso mais resistentes a pragas, doenças e aos incêndios florestais.

A caminhada teve início na aldeia de Picão, tendo-se percorrido o interior da mata do Bugalhão onde se observaram as espécies autóctones mais representativas, o carvalho e o castanheiro, finalizando junto à capela da Ermida.