Dia Mundial da Água, da Floresta e da Poesia assinalados em Celorico da Beira
O Município de Celorico da Beira comemorou o Dia Mundial da Água, Dia
Mundial da Árvore e o Dia Mundial da Poesia com diversas actividades alusivas ao ambiente. As iniciativas decorreram na passada sexta-feira, 22 de março, e contaram com a participação de cerca de 300 crianças.
A praia fluvial da Ratoeira foi o local escolhido para as comemorações. As iniciativas decorreram em parceria com o Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira (equipas da Biblioteca Sacadura Cabral, do Programa Eco-escolas e do Clube do Pinhão), Bombeiros Voluntários de Celorico da Beira e de Fornos de Algodres, GNR, Celflor, CineEco e Associação de Caça e Pesca da Ratoeira.
No total, “cerca de 300 crianças, dos jardim-de-infância e 1º ciclo participaram nas atividades lúdico-pedagógicas, implementadas pelo Município ao ar livre, com o intuito de assinalar a chegada da primavera e despertar a consciência ecológica das crianças alertando- as para a importância da preservação da água e das árvores, enquanto garantes do futuro do planeta”, refere a autarquia em comunicado. Para além de brincadeiras ao ar livre, o programa das comemorações contemplou uma caminhada pedagógica pela natureza, a construção de uma floresta e um passeio de barco no rio Mondego.
“Empenhado em reduzir a sua pegada ecológica e demonstrar às crianças que é imperioso adotar comportamentos mais pró- ambientalistas, o Município disse “não ao plástico descartável” trocando as embalagens de refeição e talheres utilizados no almoço convívio neste dia, por descartáveis biodegradáveis”, salienta o mesmo documento.
No final do evento, as crianças foram surpreendidas com uma poesia, no âmbito do Dia Mundial da Poesia, e um pinheiro com o intuito de o ver crescer “e fazer despertar o amor pelas árvores e o respeito pelo meio ambiente”.