Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

DIREITO DE RESPOSTA SOBRE LAR DE FIGUEIRÓ DA GRANJA


Nos termos do artigo 24.º da Lei de Imprensa, publicamos o direito de resposta ao artigo “Fornos de Algodres tem orçamento de 6,9M€ para 2019”, relativo à reunião da Assembleia Municipal de Fornos de Algodres do passado dia 14 de dezembro, onde se abordou a situação do Lar de Figueiró da Granja. Importa referir que esta entrevista nos chegou, tal como está e assim reproduzimos, por parte da Direcção da Liga dos Amigos de Figueiró da Granja.

O que entende a direcção das afirmações proferidas pelo Presidente da Câmara Municipal na passada reunião de Assembleia Municipal de 14 de dezembro 2018?
Na passada reunião de Assembleia Municipal de 14 de dezembro 2018, o sr. Presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres teve a ousadia de se referir à falta de coragem da direção da Liga dos Amigos de Figueiró da Granja. Não nos revendo no discurso e repondo a verdade dos factos, naturalmente dispomos de evidências, de várias diligências e factos que contrariam as afirmações do Sr. Presidente e que iremos abordar nesta oportunidade que nos é dada.

O que têm a dizer da afirmação proferida pelo Sr. Presidente: “iria ajudar no saneamento, mas não no processo de abertura do Lar, cuja responsabilidade é da Liga dos Amigos de Figueiró da Granja”?A expressão, ligeira e algo grosseira perante uma instituição de cariz social do concelho, naturalmente envergonha a nobreza da figura de Presidente da Câmara, por outro lado, o facto de não querer apoiar o Centro de Dia de Figueiró da Granja, não o demite da responsabilidade legal, que o vincula à referida ampliação. E mais, A direção da Liga dos Amigos de Figueiró da Granja tem conhecimento que a Câmara Municipal ajudou outras Instituições, contudo é lamentável um Presidente da Câmara Municipal afirmar que não quer ajudar uma Instituição do concelho. O que mais nos espanta na afirmação proferida pelo Sr. Presidente da Câmara, é que os cargos estão acima das pessoas e o bem servir não se reveste de tais atitudes.

Relativamente ao que afirmou na Assembleia Municipal, sobre o facto da direção nunca o ter contactado sobre ampliação da rede de esgotos, o que a direcção tem a dizer?
É mentira e vamos repor a verdade dos factos, com documentos:
No dia 31 de Agosto de 2018 foi feita uma intervenção, numa reunião de Câmara pública mensal, da então Presidente da Liga dos Amigos de Figueiró da Granja – Rita Silva, iniciada com um enquadramento, que remonta ao ano de 2017, quando esta procurou por várias tentativas, abordar pessoalmente o Senhor Presidente da Câmara sobre a previsão da ampliação da rede esgotos em Figueiró da Granja que irá por sua vez, servir a Liga dos Amigos de Figueiró da Granja. O sr. Presidente da Câmara confirmou que iriam começar nesse ano de 2017.
Em final de novembro de 2017, Rita Silva – Presidente da Liga dos Amigos de Figueiró da Granja tomou conhecimento que os referidos trabalhos estavam cabimentados e claro ficou descansada, pensando que o Sr. Presidente da Câmara Municipal iria cumprir o que prometera. Contudo, num prazo menos de um mês, da referida cabimentação a Rita Silva – Presidente da Liga dos Amigos de Figueiró da Granja tomou novamente conhecimento, que estes teriam sido descabimentados.

Que diligências tomou a Presidente da Direcção quando descobriu que os trabalhos estavam descabimentados?
A Presidente da Direcção – Rita Silva, e após ter tido conhecimento da referida descabimentação, abordou o sr. Presidente, questionando-o de tal facto, tendo ele afirmado que não iria fazer a referida ampliação da rede de esgotos. E claro que não fazia, como não fez e mais tinha acabado de descabimentar a obra que é a prova de que não iria fazer. Até pode desdizer o que disse, como fez na Assembleia mentindo, mas os papéis não mentem, existem e a prova está no documento de descabimentação. E mais já teve coragem de dizer para o Álvaro Santos numa reunião durante o mês de dezembro 2018, que esta obra nunca teve cabimentada – Mais uma Mentira.

Depois de ter ouvido um Não à ampliação da rede de esgotos que vai servir o Centro de Dia da Liga dos Amigos de Figueiró da Granja, o que fez a Presidente da Direcção – Rita Silva?
Reuniu com os restantes membros da direção no sentido de comunicar o que o Sr. Presidente tinha feito e dito e que sabia que ele não queria fazer a referida ampliação da rede esgotos, por outros motivos que se iriam saber mais tarde.

O que ficou decido nessa reunião de direcção?
Nessa reunião de direção ficou decidido que o Álvaro Santos – Presidente da Junta de Freguesia de Figueiró da Granja, cumulativamente membro da direcção, diligenciar junto do Sr. Presidente da Câmara para o sensibilizar da urgência da referida ampliação.

Que diligências fez o Álvaro Santos – Presidente da Junta de Freguesia e membro da direcção?
O Álvaro Santos reuniu por diversas vezes, o Sr. Presidente da Câmara no sentido de saber qual a data de início dos trabalhos e obteve sempre a mesma resposta – Os trabalhos irão ser realizados mais à frente, sem nunca precisar datas. Como a resposta era sempre a mesma – Os trabalhos irão ser realizados mais à frente, a direcção pediu auxílio ao Sr. Presidente da Assembleia – Dr. João Rui Gaspar de Almeida, no sentido de empreender esforços na resolução do problema, uma vez que as respostas dadas ao Álvaro Santos não eram claras e objetivas.

Que esforços fez o Sr. Presidente da Assembleia – Dr. João Rui Gaspar de Almeida?
Reuniu o Sr. Presidente da Assembleia Geral da Liga dos Amigos de Figueiró da Granja – Dr. João Rui Almeida, no passado mês de março de 2018, com o Sr. Presidente da Câmara e este terá dado a sua “palavra” que iria dar início aos trabalhos durante o mês de Maio de 2018, o que não se verificou.

E a Presidente da Direção que fez entretanto? Nunca mais falou com o Sr. Presidente da Câmara sobre os esgotos de Figueiró da Granja, como ele afirmou na reunião de assembleia de 14 de dezembro de e na reunião câmara de 4 de janeiro de 2019?
Isso é mais uma mentira, como podem verificar na ata da reunião de 31 de agosto de 2018, foi feita uma intervenção pública em reunião de Câmara a expor toda a situação suprareferenciada e nada foi feito. Mais, esta ata de 31 de agosto 2018, foi posta à votação pelo sr. Presidente, pressupondo que a tenha lido uma vez que a assinou.
Não ficando descansados e dada a ausência de resposta, a esta intervenção de 31 de Agosto de 2018, como de facto é seu hábito, a Presidente da Direcção, à data, juntamente com o Presidente da Assembleia da Liga dos Amigos de Figueiró da Granja enviaram uma carta, a 24 de setembro 2018 à qual o Sr. Presidente da Câmara nunca respondeu, onde solicitavam novamente, esclarecimentos sobre ampliação da rede de esgotos, que irá servir a Liga dos Amigos de Figueiró da Granja.
A Liga dos Amigos de Figueiró da Granja lamenta, mas infelizmente não estranha, a falta de rigor e a ligeireza com que se abordam os problemas do concelho e da sua população, por quem está nesta fase da vida na Presidência da Câmara Municipal de Fornos de Algodres. As instituições são bens maiores ao serviço da comunidade e das suas populações e é para esses que os seus responsáveis devem colocar o seu conhecimento e as suas ações e não percorrem caminhos pessoais e de inverdades, comprometendo uma instituição, os seus trabalhadores, os seus órgãos sociais, a memória dos seus fundadores e acima de tudo a população frágil a quem diariamente esta Instituição presta cuidados e que por inércia deste Presidente tem vindo a ver comprometida e fragilizada. Por muito que hajam constrangimentos e estando todos ao verdadeiro serviço da população e dos seus interesses, há bens maiores para os quais nunca devemos vacilar ou colocar em causa, as pessoas em situação de fragilidade, carentes de acompanhamento e outras tantas que infelizmente e neste período de inércia do Município, viram-se desenraizados nos seus últimos dias de vida e por respeito à memórias desses não poderíamos calar a nossa revolta.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.