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Diretor: Paulo Menano

Educação : A Necessidade Urgente de Resgate


“Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.” 1
Pitágoras

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar mundo.”2
Nelson Mandela

“Uma educação que não questiona a autoridade é uma educação que prepara para a escravidão”3
Paulo Freire

A cultura clássica, que simboliza o melhor que o espírito humano produziu e criou, parece ter desaparecido, assim como toda uma diversidade de tradições culturais, incluindo as ricas e profundas heranças da cultura oriental e asiática. É como se a compreensão humana não mais valorizasse essa riqueza. A sensação é de que os governos empreenderam um ataque à educação, deixando-a incapaz de mudar o mundo, uma vez que não aspira nem incentiva a uma cultura superior. Nesse cenário, o espírito é aniquilado, e o lugar onde a liberdade nasceu perde a sua essência.

Numa sociedade cada vez mais orientada pelo mercado, a cultura escolar também sofre um declínio notório. Hoje em dia, já não se prioriza tanto a formação da vitalidade e energia dos indivíduos como antigamente. O novo paradigma é dominado pela era da informação, dos algoritmos e da inteligência artificial, que influenciam as nossas escolhas morais, sociais, políticas e económicas. O acesso à informação, apesar das suas vantagens inegáveis, tornou-se um meio de controlo que nos envolve. É como se fôssemos porcos famintos, mas, em vez de milho, consumimos dados. O controlo sobre nós já não é apenas mecânico; agora, a vigilância é a tendência predominante da nossa noção de liberdade. Parece que apenas só Deus escapa à observação constante.

Vivemos numa era em que todos têm opiniões, mas poucos possuem um fundo comum de conhecimento e valores. O niilismo parece moribundo, anulando a capacidade de pensar. A felicidade é prometida a todos, desde que não questionem, não pensem e aceitem passivamente o status quo.

É urgente reavaliar os nossos caminhos. Precisamos resgatar a cultura clássica, promover uma educação que vá além do mercado, que estimule a busca por uma cultura superior e pelo desenvolvimento integral dos indivíduos. A escola precisa ser um espaço de formação que valorize o conhecimento, a reflexão e a crítica, que cultive a liberdade e a capacidade de pensar por si mesmo.

Devemos desenvencilhar-nos da mera reprodução de informações e explorar a criatividade, o pensamento crítico e as habilidades socioemocionais. Somente assim poderemos enfrentar os desafios impostos pela era da informação e evitar que sejamos meros joguetes nas mãos dos algoritmos e da vigilância constante.

Ainda há tempo para resgatar o valor da cultura, da educação e do pensamento livre. É preciso quebrar os grilhões que nos aprisionam e reafirmar o poder transformador da escola e do conhecimento. Não podemos permitir que a sociedade se reduza a uma massa acéfala, dominada pela superficialidade e pelo esquecimento de quem somos e do que podemos ser.

Chegou o momento de repensar a educação, reafirmar o seu propósito e restaurar o seu lugar como alicerce para um futuro de liberdade, pensamento crítico e busca pelo conhecimento. Nós, como sociedade, temos o dever de agir e resgatar o valor da educação.

Carlos M. B. Geraldes , PhD.

1 Atribuída a Pitágoras, filósofo e matemático grego, embora não haja fonte definitiva para a citação.

2 Discurso de Nelson Mandela na Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, em 16 de julho de 2003.

3 Citação frequentemente atribuída a Paulo Freire, prestigiado educador brasileiro. No entanto, essa citação específica não é encontrada nas suas principais obras. Paulo Freire é mais conhecido pelo seu livro “Pedagogia do Oprimido” (Pedagogy of the Oppressed), publicado em 1968. Nessa obra, Freire discute temas como consciencialização, libertação e a importância da educação crítica na transformação social. Embora a citação em questão não seja encontrada nas suas obras conhecidas, ela reflete bem os princípios e ideias defendidos por Paulo Freire em relação à educação crítica e à consciencialização.