
Em Pinhel, A.M. Cova da Beira aprova plano de atividades e orçamento na Assembleia Intermunicipal
Rui Ventura apresentou em Pinhel, à Assembleia Intermunicipal da Associação de Municipios da Cova da Beira o Plano de Atividades e Orçamento para o Ano de 2022, com valor a rondar os 2.300.000€.
A AMCB continua a promover e a desenvolver ações e medidas que, ao longo dos anos se afirmaram como instrumentos diferenciadores dos municípios que a constituem, no desenvolvimento sustentável, na melhoria das condições de vida das suas populações, na promoção da mobilidade e da inovação, assim como, no Planeamento Territorial.
Prevê-se que o ano de 2022 seja um ano de elaboração e apresentação de novas candidaturas, tendo em conta os projetos a decorrer do atual quadro comunitário, a entrada no novo quadro comunitário – PORTUGAL 2030 e o Programa de Recuperação e Resiliência. Será prosseguida, com sensibilidade e bom senso a missão de bem servir os nossos associados, procurando reforçar os fortes laços existentes, num trabalho interativo e de sustentabilidade do nosso território sempre numa perspetiva de desenvolvimento sustentável e equilibrado.
Posto isto, o Plano de Atividades para o ano 2022 teve em consideração os projetos já candidatados e em desenvolvimento, bem como novas iniciativas/projetos transmitidas pelas autarquias que se materializam em projetos novos ou em atualizações/revisões dos existentes.
Assim, foram definidos para 2022 os seguintes objetivos e respetivos projetos e ações e medidas:
– Modernizar a qualidade de serviço da administração local e reforçar a capacitação
institucional e as redes de cooperação;
– Melhorar e promover a qualidade do ambiente urbano, a sustentabilidade no uso dos
recursos e a prevenção e gestão de riscos;
– Promoção territorial e Cooperação Transfronteiriça;
– Transição Energética e Climática.
Foi ainda discutida a temática da prospeção e exploração do Lítio que abrange a grande maioria dos Municípios associados da Associação de Municípios da Cova da Beira onde foi Tomada uma Posição conjunta e unânime.
A confiança demonstrada pelas autarquias e o seu envolvimento tornam esta Associação mais confiante na preparação, conceção e implementação de projetos no terreno.
Foram nestes pressupostos que Rui Ventura, e o Conselho Diretivo apresentaram o plano de investimentos para o ano de 2022, sustentado na ambição de continuar a contribuir para um desenvolvimento sustentado e que vai ao encontro das necessidades dos Municípios nas diferentes áreas e ações propostas.