
Escavações arqueológicas promovidas pela Câmara Municipal de Oliveira de Frades
Escavações arqueológicas promovidas pela Câmara Municipal de Oliveira de Frades e Universidade do Algarve em sepulcros pré-históricos
Entre 30 de agosto e 11 de setembro estarão a decorrer trabalhos de escavação em dois sepulcros pré-históricos do concelho de Oliveira de Frades, junto à sua Zona Industrial.
Estes trabalhos de escavação dão continuidade ao projeto de investigação “Megálitos, espaços, gentes e ambiente nas manifestações tumulares pré e proto-históricas de Lafões”, aprovado pela Direção-Geral do Património Cultural, do Ministério da Cultura, para o quadriénio de 2020-2023, o qual resulta de um protocolo de colaboração firmado com a Universidade do Algarve. O objetivo deste projeto é a inventariação do património pré-histórico do município e a escavação de alguns monumentos funerários desta época.
Nesta campanha, os trabalhos de campo decorrerão na Mamoa da Cumeeira, um túmulo com cerca de quatro mil anos (Idade do Bronze) cuja escavação teve início no Verão de 2020, e na Mamoa 4 da Tojeira, nas proximidades, de idade ainda indeterminada mas que poderá ser do mesmo período do conhecido Dólmen de Antelas, isto é, de há seis mil anos (Neolítico).
Tal como no ano transato, estes trabalhos decorrem sob a direção de António Faustino Carvalho, da Universidade do Algarve, e Fabián Cuesta-Gómez, da Universidade de Salamanca, e contam com o apoio logístico e material da autarquia e a participação de vários estudantes de diversos graus de ensino de arqueologia das universidades do Algarve, Porto, Coimbra e Nova de Lisboa.
Na sexta-feira, 10 de setembro, entre as 9.30 h e as 16.00 h, decorrerá um “Dia Aberto”, com a abertura destes trabalhos ao público, em que os responsáveis estarão disponíveis para receber visitantes e prestar uma visita guiada, a quem se dirigir às escavações naquele horário, sem necessidade de marcação prévia.