Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Expedição Bridgestone First Stop Alcácer Quibir powered by JEEP toma Marrocos!


Em 1578, uma armada portuguesa com mais de 800 navios, comandada por D. Sebastião, partiu de Lagos à conquista de novas terras marroquinas. Mais de quatrocentos anos depois, as praias da costa de Marrocos voltaram a ser “invadidas” por nova armada lusitana, desta vez aos comandos de potentes 4×4, na Expedição Bridgestone First Stop Alcácer Quibir powered by JEEP, organizada pelo Clube Escape Livre, que recriou a viagem de D. Sebastião até ao norte de África. Desta vez com sucesso!
O objetivo da Expedição Bridgestone First Stop Alcácer Quibir powered by JEEP era ambicioso – juntar dias de aventura inesquecíveis à recordação de um dos momentos mais marcantes da história de Portugal! E foi com esta missão no horizonte que 50 aventureiros em mais de duas dezenas de 4×4 liderados por uma “armada” JEEP, com destaque para os novos JEEP Avenger 4xe, se reuniram em Lagos para rumar a Marrocos.
A aventura começou naquela que era, à época, uma das cidades portuárias mais importantes de Portugal. Foi em Lagos que D. Sebastião reuniu as tropas e partiu rumo a Marrocos. Na base no Hotel Vila Galé de Lagos, 477 anos depois, Luís Muñoz, gestor sénior de marketing comercial da Bridgestone Ibéria, e Roberta Cruz, coordenadora de marketing comercial, em representação da Bridgestone e First Stop, deram as boas-vindas aos novos aventureiros lusitanos que se preparavam para embarcar em nova demanda rumo a Marrocos. Não em navios, mas em potentes 4×4 que iriam poder comprovar as capacidades dos novos pneus Bridgestone Dueler All Terrain A/T002, bem “calçados” em algumas viaturas desta expedição.
Também Sara Bravo, Diretora de Comunicação da JEEP Portugal, acompanhou a caravana de aventureiros, partilhando os comandos de um JEEP Avenger 4xe da expedição com Marta Geadas Durán, a nova embaixadora da marca.
Com os votos de boa viagem da Vereadora Sara Coelho, e de Artur Jesus, do departamento de Cultura da Câmara Municipal de Lagos, que durante a tarde acompanhou os participantes numa visita guiada a Lagos, a “moral das tropas” era elevada à partida para África.
Depois de cruzado o Algarve por magníficos trilhos fora de estrada e de visitar o porto de Cádiz, tempo para cruzar o Mediterrâneo em direção a Tânger. Aqui, altura para visitar o lugar onde o Mediterrâneo e o Atlântico se abraçam, seguindo depois pela costa até à Fortaleza de Arzila.
Foi daqui que D. Sebastião partiu, por terra, rumo a Alcácer Quibir, seguindo as naus até Larache onde aguardaram um regresso que nunca aconteceu do jovem Rei de Portugal.
Foi de Larache que, depois de uma noite de repouso, a Expedição Bridgestone First Stop Alcácer Quibir powered by JEEP partiu à descoberta de Alcácer Quibir, visitando a ponte antiga sobre o Oued Mazakhen que o exército português atravessou, o monumento à “Batalha dos Três Reis” e o Mausoléu de Abdel Malek em Souaken e, finalmente, chegando aos terrenos nos arredores de Alcácer Quibir onde se deu um dos maiores confrontos militares da História de Portugal.
Para lá chegar, máquinas e pilotos superaram os desafiantes trilhos fora de estrada de Marrocos, onde os novos JEEP Avenger 4xe e os pneus Bridgestone puderam dar provas dos seus atributos fora de estrada a todos os que assistiam à sua passagem.
Tempo depois para visitar Alcácer Quibir, cujo jardim principal é ladeado de laranjeiras e um enorme mural evocativo da batalha e os vestígios do contraforte da antiga casa do Alcaide de Alcácer Quibir, onde terá sido depositado o corpo de D. Sebastião após a batalha.
O dia terminou com passagem na Fortaleza de Larache, cidade marroquina que era um dos principais destinos da jornada de D. Sebastião, mas que nunca chegou a ser tomada.
O último dia de todo-terreno reservou uma etapa muito especial, com a caravana da Expedição Bridgestone First Stop Alcácer Quibir powered by JEEP a descer até à areia da praia onde estavam ancorados os navios lusitanos e a percorrer vários (desafiantes) quilómetros rumo a Arzila. Uma experiência de condução inesquecível, num local carregado de história.
A convite do Escape Livre, também o historiador Joel Cleto acompanhou esta viagem aos comandos de outro dos JEEP Avenger 4xe. No final de cada dia de viagem, todos os participantes eram brindados com uma cativante descrição histórica dos acontecimentos ocorridos em 1578 nos locais por onde estavam a passar feita por Joel Cleto. Momentos que, certamente ficarão na memória de todos e poderão ser recordados em breve nos programas Caminhos da História que o Porto Canal vai dedicar ao evento.
Já de regresso a Tânger, tempo para partilhar fotografias e peripécias vividas ao longo desta viagem enquanto a caravana aguardava o barco de regresso a casa.
Para Roberta Cruz, coordenadora de marketing comercial da Bridgestone Portugal “a presença da Bridgestone neste evento do Clube Escape Livre reforça a nossa conexão com a aventura e a performance. É uma oportunidade valiosa para mostrar de forma versátil como o nosso portfolio de pneus se adapta aos mais diversos terrenos, sempre com segurança e confiança.”
No mesmo sentido Mário Mendes, Diretor Ibérico da First Stop referiu que “esta parceria de longa data com o Clube Escape Livre tem, nesta edição, mais uma vez um duplo sentido para a nossa organização. Por um lado, o profissionalismo, a excelência na organização e a qualidade prestada a todos os participantes são valores em que nos revemos e nos identificamos na nossa rede, pelo que esta ligação continua a fazer todo o sentido e só a queremos fortalecer. Por outro lado, permite-nos demonstrar a nossa qualidade nos serviços prestados aos nossos clientes. Esta expedição com veículos 4×4 a Marrocos é um testemunho do que estes veículos, quando bem acompanhados por oficinas de alta performance, são capazes de fazer. A First Stop continua ao lado do Escape Livre na preparação dos carros antes, durante e após cada expedição para demonstrar que temos a oferta certa para todo o tipo de veículos para todo o tipo de situações.”
Já para Sara Bravo Diretora de Comunicação da JEPP Portugal “a Expedição Bridgestone First Stop Alcácer Quibir powered by JEEP foi uma oportunidade única para demonstrar as incríveis capacidades do novo JEEP Avenger 4xe. A caravana foi liderada pelo JEEP Wrangler e JEEP Renegade, e contou com a participação especial dos novos JEEP Avenger 4xe, com os quais superámos percursos desafiantes com muita diversão. A presença da nossa nova embaixadora, Marta Geadas Durán, foi uma excelente adição, integrando-se perfeitamente na aventura. Embora já conheça bem Marrocos, esta foi a primeira vez que o vivenciou ao volante de um veículo 4×4. Esta expedição não só recriou um momento histórico, mas também mostrou a força e a versatilidade dos nossos veículos em terrenos exigentes. Os valores desta viagem integram-se perfeitamente com os valores da marca JEEP de liberdade, aventura, autenticidade e paixão.”
Também Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre, fez questão de destacar que “de todas as aventuras que o Escape Livre organizou a Marrocos, esta terá sempre um lugar especial para todos os que a viveram. Seguir os trilhos de um momento tão impactante da História de Portugal, poder ouvi-la contada por Joel Cleto e, pelo caminho, sentir as emoções da condução todo-terreno em Marrocos, nomeadamente na etapa da praia de Larache, foi uma aventura marcante, registada com a entrega do troféu SPAL e que só foi possível graças também ao entusiasmo dos nossos parceiros Bridgestone, First Stop e JEEP! Porque para entender a história, nada como vivê-la!”