Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Exposição “Memórias” no Museu Municipal de Oliveira de Frades


De 28 de maio a 10 de julho, é possível visitar no Museu Municipal a Exposição Temporária de Pintura “Memórias”, da autoria de João Maria Silva Moitas, com entrada gratuita.

João Moitas acedeu ao desafio que lhe foi lançado e pela primeira vez, veio trazer a público algumas das suas obras de pintura que vem fazendo já há algum tempo.

A sua vida profissional sempre foi exercida com base na própria formação de Técnico Agrário. Esta vertente artística é simplesmente um passatempo que o apaixonou desde tempos remotos. Sem ter passado por qualquer escola de preparação artística, ele é um autodidata que transporta para a tela o seu sentimento espontâneo da luz e da cor da natureza, com um traço ou mais ou menos rigoroso, mas com enorme paixão de expressar o seu natural estilo artístico.

Na exposição inspira-se em temas que retratam as suas memórias, desde sempre, da sua juventude, nesta terra que o viu nascer, integrado num mundo rural, na agricultura como base da economia local, ainda de técnicas de exploração ancestrais. Terra isolada do mundo cujo quase único meio de comunicação ao exterior era a linha do caminho de ferro, na época o adorado comboio do vale do Vouga que fazia parte do quotidiano, do labor agrícola e que com seu apito peculiar emitia os seus agudos silvos pelos campos, vales e montanhas, marcando o horário de referência a compromissos ao longo da jorna. Também o rio, o Vouga, no verão com seu caudal tímido, oferecia os seus remansos de águas cristalinas para momentos de lazer.

Estas lembranças são um legado para as recentes e para as vindouras gerações que nunca tiveram ou terão a fascinante experiência de passar por estas vivências de um passado não assim tão longínquo.