Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Feira de Queijo de Celorico da Beira arranca esta sexta-feira


De 16 a 18 de fevereiro, o município de Celorico da Beira vai promover a 45ª Feira do Queijo, com cerca de 140 expositores. 

O município de Celorico da Beira tem procurado afirmar a Feira do Queijo como “evento maior do seu cartaz turístico e consolidar o lugar de destaque que ocupa nas feiras promocionais do queijo da região, apostando na inovação, criatividade, modernização, embelezamento e conforto do espaço feira, bem como, dar resposta às exigências dos consumidores dos dias de hoje, através da qualidade e diversificação da oferta de produtos expostos, preservando, no entanto, o cunho tradicional e popular do certame”, adianta a autarquia.

Inserindo-se numa ótica de promoção, defesa, valorização e divulgação, não só deste produto endógeno de excelência – ex-líbris e cartão-de-visita do concelho e pedra basilar da economia local – mas também de outros produtos endógenos locais e das enormes potencialidades do território, a 45ª Feira do Queijo de Celorico da Beira vai, certamente, acarretar movimento, animação, dinamismo e visibilidade ao concelho e à região da Serra da Estrela, no país e no mundo.

A 45ª Feira do Queijo conta com cerca de 140 expositores que apresentam uma vasta gama de produtos que primam pela excelência da qualidade, em especial o queijo, estrela do certame.

O município desenhou ainda o um programa recheado e diversificado, capaz de agradar aos diferentes públicos. Festa que é festa não dispensa alegria, divertimento, comes e bebes e muita música de diversas sonoridades e ritmos. Emanuel e José Cid, artistas sobejamente conhecidos do grande público, são os cabeças de cartaz deste ano. O público mais jovem e notívago, terá animação garantida pelas noites dentro com os DJ’s do momento em Portugal: Kiss Kiss Bang Bang e Zanova.

Para afiançar uma animação constante nos 3 dias do certame, o município aposta, também, numa tuna, concertinas, bombos, música popular/tradicional portuguesa, grupos itinerantes de animação de rua, mostras de artesanato, produtos artesanais locais; vários apontamentos de showcookings; degustações de queijo e vinho, com destaque para o lançamento oficial do vinho Fernão Rodrigues Pacheco, do Grupo TAVFER; oficinas de sabores ligadas à temática da laboração do queijo e seus derivados, com um momento especial para apresentação do livro “Cardo Máximo”, de Paulo Barracosa e o tradicional almoço convívio.

Como é habitual, o desporto tem lugar garantido neste evento de cariz social, económico e cultural, materializado na “III Rota do Queijo – Uma Aventura Gastronómica”. “Os percursos desenrolam-se em cenários com paisagens deslumbrantes de montanha, entrecortados com pequenas degustações, do que melhor se produz no concelho, que permitirão, simultaneamente, promover o território e as suas riquezas patrimoniais e oferecer aos desportistas a oportunidade de conhecerem e deliciarem-se com os tesouros da gastronomia celoricense”, explica a Câmara de Celorico da Beira.

A 45ª Feira do Queijo, à semelhança das edições anteriores, encerra no domingo com chave de ouro: a transmissão em direto do Programa “Somos Portugal” da TVI.