Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Feira do Queijo Serra da Estrela em Fornos de Algodres foi um sucesso


Ontem, dia 27 de março, foi o último dos três dias da Feira do Queijo Serra da Estrela em Fornos de Algodres, que tem decorrido desde o dia 25 de março.

Como era de esperar, houve tudo do bom e do melhor. Um dia recheado de comida, música, dança e entretenimento para as crianças.

Neste dia os produtos tradicionais e regionais, como os enchidos, azeite, mel e o queijo, estiveram presentes em força.

Esta foi uma edição especial, uma vez que nos últimos dois anos anteriores, a Feira realizou-se em formato “online” devido à pandemia e só este ano voltaram a estar presentes em formato presencial.

Se por um lado houve quem considerasse que a Feira teve mais adesão por parte das pessoas , outros acharam que, a crise pandémica e económica se fizeram sentir na quantidade de pessoas presentes e na venda dos produtos.

Falámos com António Cabral, um dos expositores da Feira, agricultor e produtor de mel, que considera que, embora tenha havido bastante gente, “ainda não é a quantidade de pessoas que havia nos outros anos” e aponta a crise pandémica e o aumento dos combustíveis como motivo para a pouca adesão por parte das pessoas.

Na banca ao lado, estava Andreia Nogueira, com o Mel de São Miguel, uma empresa familiar, pertencente ao concelho de Fornos de Algodres. O seu marido, Pedro Arrais é o apicultor das abelhas que produziram o mel multifloral, que a sua mulher estava a vender. Esteve pela primeira vez na feira e considera que houve bastante procura do produto, que era o principal objetivo, uma vez que é um negócio recente.

Do outro lado do recinto, sentia-se o cheirinho dos biscoitos acabados de fazer. A Padaria Nova Estrela da Beira, esteve pela primeira vez na feira, com fabrico na hora, a promover o seu Folar de Rosas, inspirado na letra da Canção de Fornos, “um produto com alma numa união perfeita entre o sabor e a arte de Fornos de Algodres”. A empresa familiar, fez um balanço bastante positivo dos três dias de feira e consideraram que, tanto a adesão como as vendas foram positivas.

Quem impulsionou este negócio familiar, foi o Senhor Gerónimo Amaral, um produtor de ovelhas com 73 anos, que quis passar os seus ensinamentos aos filhos e netos. É notável o carinho com que fala das suas ovelhas e diz até que lhe dão beijinhos, talvez seja por isso que os produtos fazem tanto sucesso.

A Dona Maria dos Prazeres Rebelo dos Santos, é já residente habitual na Feira do Queijo de Fornos de Algodres, a vender os seus doces de abóbora, dióspiro, de pêra, tamarilho, no fundo, tudo o que tiver colhido na altura. Contou-nos que gosta muito do ambiente das feiras e que pretende continuar a estar presente em todas.

E como a feira não é só feita de gastronomia, foram muitas as exposições vistas com produtos artesanais: cortiça, sabonetes, acessórios, roupa. Também não faltaram os licores e o vinho.

Também o parque de diversões para as crianças no exterior e a atuação dos Ranchos Folclóricos da parte da tarde, com a presença do Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Melgaço, do Rancho Folclórico de Penaverde, do Rancho Folclórico ” Os Rouxinóis do Dão” de Fagilde e o Rancho Folclórico de Figueiró da Granja,  marcaram este dia.

A edição de 2022 da Feira do Queijo Serra da Estrela de Fornos de Algodres foi realizada no Pavilhão Gimnodesportivo de Fornos de Algodres e área envolvente, dado que o Mercado Municipal está em obras de remodelação.

O Presidente da Câmara de Fornos de Algodres, Manuel Fonseca, considera que “foi um risco calculado mas que, correu bem”, uma vez que houve muita gente durante os três dias e espera que para o ano já tenham o Mercado Municipal pronto para receber a próxima edição da Feira do Queijo Serra da Estrela.

Manuel Fonseca fez um balanço muito positivo da Feira, um modelo que querem “replicar e melhorar” no próximo ano e considera que valorizaram o mais importante, o queijo da Serra da Estrela, e que ao mesmo tempo foi feito ” um retorno financeiro para muitos expositores do concelho”.

Foram três dias de Feira, desde o dia 25 ao dia 27 de março, onde estiveram presentes todas as freguesias do concelho de Fornos de Algodres, que são parte integrante da área da Região Demarcada de Produção do Queijo Serra da Estrela.