Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Festas de Santa Comba Dão começaram ontem


A inauguração do recinto das Festas de Santa Comba Dão, decorreu no final da tarde de dia 12, junto à área da Combaxpo, com a receção aos convidados e um brinde simbólico, com acompanhamento musical de Daniel Coelho, na viola, e Ana Rita Cordeiro, no saxofone.

Coube a Maria Pedro Pinto, jovem integrante do projeto Geração S, dar as boas vindas aos convidados no decurso uma breve sessão inaugural, marcada pelas intervenções do presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia, e do vice-presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões, Vítor Figueiredo, também presidente de Câmara Municipal de São Pedro do Sul.

Durante a abertura das festividades, fica a nota para as presenças dos presidentes da Câmara Municipal dos vizinhos concelhos de Carregal do Sal, Mortágua, Tábua, Tondela, do presidente da Assembleia Municipal (AM) de Santa Comba Dão, da vice-presidente do Município, vereadores, deputados da AM, presidentes de Juntas e Uniões de Freguesia do concelho. Registo também para a participação do deputado na Assembleia da República, José Rui Cruz, do coordenador da ADICES, da presidente do Agrupamento de Escolas, Comandante do Posto da GNR, Comandante dos Bombeiros Voluntários, representantes das associações e patrocinadores.

Leonel Gouveia deu as boas vindas a todos os presentes e destacou a importância da celebração das Festas de Santa Comba Dão, que – durante muitos anos – foram marcadas pela aliança entre os festejos civis e a celebração religiosa associada à padroeira de Santa Comba Dão, Nossa Senhora da Assunção, homenageada a a 15 de agosto, feriado nacional. Recordou a propósito as grandiosas festas dos Bombeiros, que constituíam um momento aguardado com expetativa por todos os santacombadenses

“Mais tarde, as festas deslocaram-se para a envolvente dos Paços do Município e aí ganharam raízes”, explicou. “E após dois anos de confinamento”, “cá estão elas de novo sempre com o mesmo espírito: o encontro dos santacombadenses, dos que aqui vivem, mas também dos nossos emigrantes e de todos os que estão espalhados pelo país e que aproveitam este mês de agosto para visitarem familiares e amigos, para recuperarem energias e sobretudo para conviverem. E onde? Nas festas de Santa Comba Dão”.

Após enquadrar esta celebração no âmbito da estratégia municipal de promoção turística do território, Leonel Gouveia sublinhou o trabalho de todos os envolvidos, da Comissão Executiva, dos funcionários municipais e voluntários das associações participantes, bem como de todos os jovens da Geração S e daqueles que – de alguma forma – se uniram para “proporcionar noites verdadeiramente fantásticas”.

Por sua vez, Vítor Figueiredo, vice-presidente da CIM deu os parabéns aos envolvidos por mais uma edição das Festas de Santa Comba Dão e por mais um aniversário desta mesma celebração. O representante da CIM fez ainda questão de sublinhar estar convicto do sucesso e adesão que estas festividades vão alcançar, num momento em que a comunidade – após dois anos de confinamento – está particularmente recetiva a estes eventos propiciadores de convívio e celebração.

Após a sessão, a comitiva rumou ao recinto, onde visitou os diversos stands e tasquinhas, presentes.

Na Comba-Expo, fica a nota para a participação das empresas Paisagem Inteira, José Rebelo (enchidos e fumeiro), Sabores de Santa Columba, Avon – Salesland, Águas do Planalto, Motos Dinis e Palácio das Gomas, bem como da ANA – Associação da Natureza e Animais Abandonados de Santa Comba Dão. Nesta área está ainda presente o stand institucional do Município.

Já nas tasquinhas, registo para a presença dos Bombeiros Voluntários, Grupo Desportivo Santacombadense, Associação de Formação Desportiva O Pinguinzinho, Comissão de Finalistas da Escola Secundária 2022-2023, Associação Juvenil do Chamadouro, Centro Cultural Recreativo e Social da Gestosa | ARCADAS, Núcleo do Sporting Clube de Portugal, Tuna de Santo Estêvão, Casa do Benfica de Santa Comba Dão e Associação Cultural e Recreativa do Coval.

As Festas
Depois de um primeiro dia memorável, com a adesão de muitas pessoas ao recinto para comer nas tasquinhas, conviver e celebrar ao som dos Cordas Partidas e dos P*ta da Loucura Music Project, está aberto o caminho para mais três dias de comemoração em modo Festas de Santa Comba Dão.

Hoje, dia 13, atuam os Anjos e os Dj’s de Vacaciones e no domingo, 14 de agosto, o palco é de Ruth Marlene e Roberto da Concertina. A edição 2022, vai fechar, na segunda-feira, 15, com um dos momentos mais ansiados, o espetáculo de Fernando Daniel seguido da atuação de DJ Kimono.