Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Festival Cultural da Serra da Estrela dará continuidade a rede cultural intermunicipal

O projeto “Festival Cultural da Serra da Estrela”, liderado por Seia, dará continuidade à rede cultural que foi criada entre os Municípios de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas e Seia e da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), no âmbito da operação “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela”.

O festival, que vai ser apresentado publicamente para a semana, visa a criação de uma rede de itinerância e intercâmbio cultural, por forma a apoiar os agentes e a economia local, bem como a definir e implementar um plano integrado de animação cultural.

O projeto tem uma duração de 18 meses e promoverá a visitação do território e a promoção e valorização da sua identidade, da sua comunidade e da sua cultura.

Este festival inclui a iniciativa CIM Fonia BSE, diretamente associada à candidatura da Guarda enquanto candidata a Capital Europeia da Cultura 2027, e contempla a realização de um concerto em cada um dos 5 municípios.

Os espetáculos serão dirigidos por orquestras nacionais e incluem a realização de masterclasses que irão privilegiar a interligação com outras artes performativas, a literatura, o paisagismo, a arquitetura, a fotografia, numa vertente elucidativa e pedagógica.