
Fez-se festa da Taça da Associação Futebol da Guarda no Estádio Municipal da Guarda
O SC Sabugal estava a vencer 2-1 e já com a vitória da competição no bolso e quando menos se fazia esperar, o Fornos de Algodres iria conseguir o empate. Foram dados sete minutos de compensação e na conversão de um canto o Fornos de Algodres conseguiu empatar, quando faltam apenas 2 segundos para chegar ao final do tempo adicional dado pela equipa de arbitragem.
O jogo seguiu diretamente para as grandes penalidades, onde ambas as equipas convertem os quatro primeiro tentos, sendo mesmo decidido no último suspiro, com o guarda-redes Vítor Abrantes a vestir a pele de herói ao defender o quinto penalty ao Sabugal, vencendo então o Fornos de Algodres por 5-4 e fazendo a festa no relvado, levantando o troféu diante dos quase 1.000 espectadores que marcaram presença nessa noite no municipal. A equipa do Fornos garante assim um lugar na Taça de Portugal em 2025/2026, juntando-se a Gouveia e Celoricense.
A Associação de Futebol da Guarda doou à CERCIG numa atitude solidária a totalidade da bilheteira do jogo.
Num grande espetáculo de futebol, a equipa da AD Fornos de Algodres sagrou-se vencedora da Final da Taça de Honra da Associação de Futebol da Guarda, ao derrotar o SC Sabugal nas grandes penalidades, depois de um emocionante empate 2-2 no tempo regulamentar.
Antes do apito inicial, viveu-se um momento simbólico e emocionante: o onze inicial de ambas as equipas entraram em campo acompanhados por 41 crianças, vestidas com camisolas representativas dos clubes filiados na AF Guarda, demonstrando a união e o espírito do futebol distrital.
A bola de jogo foi entregue por um grupo de pessoas apoiadas pela instituição Cercig, na qual trabalham para promover a inclusão, valorizando a diversidade e proporcionando oportunidades para todos. Relembramos que todo o valor angariado na venda dos bilhetes, reverteu na totalidade para a Cercig.
Mesmo com transmissão em direto no Canal 11, o estádio registou uma casa cheia, com adeptos entusiastas de ambas as equipas, criando um ambiente fantástico e digno de uma final.
Durante o intervalo da Final da Taça de Honra da Associação de Futebol da Guarda, realizada no domingo, dia 11 de maio, no Estádio Municipal da Guarda, 𝐭𝐞𝐯𝐞 𝐥𝐮𝐠𝐚𝐫 𝐮𝐦 𝐦𝐨𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐞𝐬𝐩𝐞𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐡𝐨𝐦𝐞𝐧𝐚𝐠𝐞𝐦 𝐚 𝐉𝐨𝐬é 𝐀𝐥𝐯𝐞𝐬, 𝐟𝐢𝐠𝐮𝐫𝐚 𝐦𝐚𝐫𝐜𝐚𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐨 𝐧𝐨𝐬𝐬𝐨 𝐟𝐮𝐭𝐞𝐛𝐨𝐥 𝐝𝐢𝐬𝐭𝐫𝐢𝐭𝐚𝐥,marcando presença familiares de José Alves.
Pela primeira vez na história da competição, realizou-se uma reunião preparatória da Final da Taça de Honra com a presença do delegado indicado pela Associação Nacional de Delegados de Futebol, João Formosinho, que dirigiu a mesma.
Estiveram ainda presentes na reunião preparatória, o presidente da direção, Luís Brás, o árbitro, Sérgio Guelho e a sua equipa, os delegados dos clubes que foram a jogo, o presidente e o vice-presidente do Conselho de Arbitragem, Fábio Cardoso e Fernando Ferreira, as Forças policiais, o presidente do Conselho de Disciplina, Francisco Aguilar, o diretor de segurança, Rui Sequeira e o diretor do evento, Paulo Menano.