Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Figueira de Castelo Rodrigo: 1.ª sessão do projeto CriaCôa arranca a 17 de fevereiro


CriaCôa, um dos mais recentes projetos culturais deste ano, vai percorrer os vários palcos do distrito de Guarda até setembro de 2025. De acordo com a Cooperativa Artística da Raia Beirã CRL (CARB), de Figueira de Castelo Rodrigo, trata-se de uma iniciativa de capacitação, criação artística e circulação no território, que envolverá artistas profissionais, estruturas artísticas e socioculturais locais, num trabalho colaborativo.  

A primeira das sessões de capacitação decorre já no dia 17 de fevereiro, pelas 15h00, no Salão da Junta de Freguesia de Castelo Rodrigo, com o tema “Storytelling e escrita criativa”, tendo como formador Miguel Fonseca.

Ao longo de 20 meses, os participantes vão desenvolver os temas e as atividades, já escolhidas pelos parceiros. O resultado será um conjunto de cinco trabalhos baseados na linguagem do teatro, abordando cinco temáticas distintas inspiradas no território e na comunidade participante.

“A união entre os contributos dos profissionais das artes e os parceiros da comunidade pretende gerar peças que cruzam a tradição e a memória com as linguagens da criação artística contemporânea”, refere a cooperativa.

O projeto distingue-se pela “forte componente de capacitação em storytelling, movimento e  interpretação, pesquisa e inventariação da memória e linguagem e práticas artísticas acessíveis”, estando “previstas ações que ampliam as habilidades dos participantes, e que  conduzem à criação de narrativas envolventes e abordagens artísticas autênticas e inclusivas”.

Todas as sessões de capacitação são gratuitas e abertas aos interessados nas áreas da criação artística, sem limite de idades ou experiência, tendo a duração média de três horas.

CriaCôa é um projeto da CARB – Cooperativa Artística da Raia Beirã CRL, em parceria com A Geradora – Cooperativa Integral, Associação Conheça a Sua Aldeia O Freixo e Centro Cultural e Recreativo da Mêda.

São ainda parceiras neste projeto os municípios de Almeida, Mêda, Vila  Nova de Foz Côa e Trancoso, e a Junta de freguesia de Castelo Rodrigo. O projeto é financiado pelo Programa de Apoio em Parceria: Arte e Coesão Territorial da DG Artes / República Portuguesa.